Uma coisa é possível afirmar: as eleições de 2024 entram para a história como um dos pleitos mais disputados da região. Voto a voto, os candidatos eleitos a prefeito em Arujá, Igaratá e Santa Isabel alcançaram seus objetivos e superaram suas próprias expectativas. Nestes municípios, apenas Arujá e Santa Isabel reelegeram seus mandatários. Já em Igaratá, a esperança de um futuro melhor chega pelas mãos de um jovem de apenas 24 anos.
-
Receba os conteúdos do Ouvidor no seu WhatsApp
Um dos mais bem votados do Brasil
Luis Camargo (PSD) continuará prefeito em Arujá pelos próximos quatro anos. A maioria do eleitorado da cidade reelegeu o prefeito com pouco mais de 94% dos votos válidos, o que representa um total de 47.913 pessoas que disseram sim à continuidade do mandato.
A votação obtida por Luis Camargo é a maior de todo o Alto Tietê, a segunda maior do estado de São Paulo e uma das mais expressivas de todo o Brasil. Além de Camargo, a prefeitura de Arujá também foi disputada pelo candidato do PT, Márcio Batista, que recebeu 2.887 votos, o que representa pouco mais de 5% do eleitorado arujaense.
Após 16 anos, Santa Isabel reelege seu prefeito
Antes mesmo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oficializar a recontagem dos votos, o grupo do Prefeito Dr. Carlos Chinchilla já tomava a Avenida República, no centro de Santa Isabel, comemorando a vitória com base nos resultados preliminares dos boletins de urnas, obtidos após o fim da tarde de domingo (06). Às 19h26, o TSE confirmou a festa: Chinchilla está reeleito.
Carregado no colo e ovacionado, Carlos Chinchilla percorreu as ruas do centro. Como no feito de 2020, fez questão de agradecer o apoio dos isabelenses. O Prefeito, agora pelo Podemos, foi reeleito com um total de 16.642 votos, o que representa 54% do eleitorado isabelense.
Clebão (PL) ficou em segundo lugar com pouco mais de 12.430 votos, 40% do eleitorado. Vice-prefeita até 31 de dezembro deste ano, Teresinha Arquiteta (PSB) obteve um total de 897 votos, o que representa quase 3% dos eleitores que votaram no domingo. Em quarto lugar, Bira Carvalho recebeu 572 votos, cerca de 1,87%.
Em Igaratá, eleição foi definida voto a voto
Se em Arujá e Santa Isabel a vantagem de votos foi larga, em Igaratá nem tanto. Cerca de 42 votos separaram o primeiro do segundo colocado. Na cidade, antes mesmo do TSE confirmar o resultado, o povo já celebrava nas ruas o seu mais novo prefeito. Minutos após o fim das eleições, os boletins de urnas confirmavam Gabriel Prianti (Republicanos) venceu a maioria.
Na porcentagem, a diferença para o segundo colocado, Elzo Arantes, foi de menos de 1%. O candidato do PL, que buscava a reeleição, recebeu um total de 3.644 votos contra 3.686 do eleito Gabriel. Osmar Priante, que também disputava a prefeitura de Igaratá pelo PRD, recebeu 81 votos, cerca de 1,09%.
Assim como em 2020, quando foi eleito vereador na cidade, Gabriel repetiu neste pleito a mesma marca obtida há quatro anos. O jovem igarataense é o mais jovem prefeito eleito de todo o Vale do Paraíba.
Nada de crime eleitoral
Arujá e Santa Isabel não registraram crimes eleitorais nas eleições de 2024. A informação foi confirmada pelo capitão da Polícia Militar nos dois municípios, Anderson Pelegrine.
Em Igaratá, o prefeito eleito Gabriel Prianti chegou a ser levado à delegacia da cidade sob suspeita de boca de urna na porta da escola Irmã Paula. Em entrevista ao Ouvidor nesta semana, Gabriel explicou o mal-entendido e afirmou que estava no local apenas porque vota em uma das seções do colégio. Após prestar depoimento, ele foi liberado.
Além de Gabriel, o programa “De Frente com o Ouvidor” desta semana também conversou com o prefeito reeleito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla.
Acesse o canal do Ouvidor no YouTube e confira as entrevistas completas.