Doação permitirá ampliação de atendimentos da APAE

Com a posse definitiva da área onde está sua sede, a APAE de Arujá faz planos para ampliação da mesma, o que permitirá expandir atendimento e ações em prol das pessoas com deficiência

APAE de Arujá
Autoridades estiveram na unidade da APAE formalizando a doação definitiva da área. Foto: Arquivo APAE-Arujá

Em uma sessão acompanhada com bastante expectativa por pais, alunos e pela direção da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Arujá, a Câmara Municipal aprovou, na última segunda-feira, por unanimidade, a doação definitiva de um terreno municipal para a entidade. Além da decisão histórica, a Câmara ainda anunciou o repasse federal de R$300 mil a unidade.

A área pública doada à APAE, é o espaço, de mais de oito mil metros quadrados, que a instituição já ocupa desde agosto de 1992, situado na avenida João Manoel, Nº 840, no Centro de Arujá. Com a doação, agora em definitivo, a entidade poderá pleitear o recebimento de recursos públicos em âmbito federal, estadual e municipal.

“Finalmente conseguiremos construir uma nova sede, muito maior que a atual, o que proporcionará mais conforto aos nossos usuários, além de nos permitir ampliar os atendimentos”, explica Gisele Silva, responsável pela captação de recursos e redes sócias da APAE.

A doação da área, já é uma reivindicação antiga da entidade e sempre foi vista com bons olhos tanto pelo Executivo, quanto pelo Legislativo. Partiu do Prefeito Dr. Luís Camargo a promulgação do  projeto de Lei nº 79/2022 no último dia 19 de maio, que visa conceder a APAE a doação definitiva da área.

A primeira lei municipal (987/92) que permitia a concessão da área pela APAE, teria vigência até agosto deste ano. Com a posse definitiva a entidade não precisará mais preocupar-se com a renovação de contrato do terreno junto à Prefeitura.

Atualmente, a APAE de Arujá atende 212 pessoas entre crianças e adolescentes que possuem deficiência intelectual, múltipla e Transtorno do Espectro Autista (TEA): “Temos muitos programas que contemplam não só os nossos alunos, mas toda a comunidade seja por meio de nossa equipe de assistência social ou da saúde”, explica Gisele.

De acordo com Coordenadora, além da ampliação de salas de aula, um dos projetos principais da entidade, é a melhoria do setor de saúde, que permitirá a busca por investimento de novas máquinas e equipamentos de ponta. “Além da busca por recursos públicos faremos ainda mais eventos a fim de arrecadarmos fundos para que o sonho da construção de uma nova sede, se concretize o mais rápido possível”, disse.

Veja Também

Em seu discurso, o presidente da Câmara Abelzinho (PL) cumprimentou os vereadores por terem abraçado a causa. Abelzinho aproveitou ainda, para anunciar o repasse à entidade, de R$300 mil proveniente de emenda parlamentar, do Deputado Federal, Márcio Alvino (PL). “Agradeço o empenho do prefeito Luís Camargo, desde o início de sua gestão em prol da APAE. Tenha certeza que esse dia ficará registrado na história e nos anais dessa Casa”, acrescentou.

Em defesa de seu projeto encaminhado à Câmara, o prefeito Dr. Camargo defendeu o trabalho essencial da APAE no município: “A entidade possui condições técnicas de fornecer atendimento de excelência aos nossos moradores que possuem limitações ou deficiência, mas para isso, depende de investimentos em suas instalações para desenvolver mais especialidades e ampliar os seus serviços, o que só será possível, se a mesma conseguir a posse definitiva da área”, disse Camargo.

Aprovado na Câmara, o projeto agora segue para sanção definitiva do Prefeito nos próximos dias.

Reportagem: Bruno Martins

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments