Dicas para aproveitar o espaço em cozinhas com metragens reduzidas

Com planejamento e criatividade, é possível fazer com que a limitação do ambiente seja um ponto positivo ao proporcionar manuseio prático e baixa manutenção

metragens reduzidas
Cozinha pode ser mais eficiente se planejada (Crédito: Istock)

O crescimento urbano contribuiu para o surgimento de moradias compactas. A fim de garantir um acesso pleno às facilidades dos centros da cidade, os projetos da engenharia moderna acabam por entregar unidades com metragens reduzidas, embora projetadas para serem funcionais e aconchegantes. Quem decide morar em lugares com esse perfil precisa praticar o minimalismo e investir em designs atuais.

Mais dicas de decoração

Ter uma cozinha pequena não significa abrir mão da funcionalidade ou das vantagens que os aparelhos tecnológicos podem proporcionar. Pelo contrário, essa condição espacial vai exigir conexão com o que existe de mais moderno em engenharia e arquitetura. Para isso, é preciso acompanhar as tendências voltadas para este nicho.

Utensílios de qualidade

Quando o assunto são os itens de cozinha, a qualidade supera a quantidade. As compras feitas no impulso são um perigo para quem não dispõe de uma metragem vantajosa. Afinal, aumenta o risco de amontoar os utensílios e não utilizá-los devidamente.

Além do desperdício financeiro, o acúmulo de peças desperta a sensação de desordem. Nesse sentido, vale a pena dar preferência para os objetos com qualidade superior, que desempenham a sua função com elegância, sem prejudicar o visual do ambiente.

Armários planejados

Nada mais eficiente para economizar espaço na cozinha com metragens reduzidas do que armários feitos sob medida. Ainda que tenham um custo mais elevado, especialmente em comparação com as opções prontas do varejo, os benefícios proporcionados fazem compensar o investimento.

Mais do que o valor estético, existe também a possibilidade de adequar gaveteiros e prateleiras às formas do local e a personalização das divisórias conforme a necessidade do morador. Módulos abaixo da pia ou com eixos giratórios são alguns exemplos de soluções de uso inteligente.

Eletrodomésticos embutidos

Em conjunto com o planejamento da mobília, os eletrodomésticos de embutir proporcionam otimização e facilidade para o dia a dia. E, inegavelmente, as versões contemporâneas oferecem uma estética mais atraente e atual, o que combina com o conceito das moradias compactas.

O cooktop está entre os principais modelos dessa nova geração de eletrodomésticos. Apreciado até mesmo por quem reside em casas espaçosas, esse é um produto simples e com alta performance. No mercado, existem as opções de elétrico e indução. Assim como ele, também existem versões atuais para geladeiras, fornos, micro-ondas, filtros e cafeteiras.

Essas são apenas algumas das alternativas disponíveis para tornar a cozinha pequena, funcional e prática. Com base nessas orientações e com o auxílio de um profissional especializado, é possível definir um projeto arrojado e exclusivo para o lar. A manutenção e rotina de organização potencializam a qualidade do uso desse espaço.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments