quarta-feira, junho 29, 2022
spot_img
InícioSaúdeDengue volta a ser ameaça

Dengue volta a ser ameaça

por Érica Alcântara

Nesta semana, internautas reclamaram para o WhatsApp do Jornal Ouvidor que estão com medo, pois, em seus bairros há rumores de que a proliferação de casos positivos de dengue já atingiu diversas famílias na região.

Em Arujá, de 13/03 a 13/04 foram confirmados sete novos casos de dengue. 133% a mais que os 30 dias anteriores em que o município tinha somente 03 casos confirmados.

Para evitar que o problema se agrave, a Prefeitura de Arujá imediatamente deu início ao bloquei contra criadouros; nebulização com inseticidas para eliminação de mosquitos; nebulização veicular espacial com larvicida biológico para imóveis fechados ou de difícil acesso, além dos avisos de alerta feitos através de panfletos e visitas nas residências pelos agentes de combate a endemias.

Nos próximos dias, a equipe de combate a endemias de Arujá continuará as ações de nebulização e bloqueio, com prioridade no bairro Parque Rodrigo Barreto, local com maior número de casos positivos.

Santa Isabel também registrou aumento de casos positivos de dengue, 05 em 2022, distribuídos na Av. Brasil, Monte Negro e Jd. Eldorado.

“Toda vez que um caso é dado como positivo, ocorre uma varredura na área de 500 metros (9 quarteirões) da casa, trabalho ou local em que o paciente frequenta, na busca de algum criadouro do mosquito transmissor, para que seja tratado com aplicação de larvicidas e inseticidas”, informa a secretaria de Saúde de Santa Isabel.

Para evitar novos casos, a prefeitura de Santa Isabel investe nas visitas casa-a-casa, bloqueio de criadouro e vistoria em pontos estratégicos.

No Brasil, Florianópolis decretou no dia 12/04 situação de emergência por causa da infestação do mosquito Aedes Aegypti. Porto Alegre está com quase 1.000 casos confirmados de dengue (987) e já se prepara para debater se eleva o status da doença para epidemia.

A medida de prevenção mais eficiente para evitar a Dengue é a eliminação dos focos de água parada. Com a ajuda de todos é possível evitar a proliferação dessa doença.

Até o fechamento desta edição, a Prefeitura de Igaratá não respondeu os questionamentos desta reportagem.

 

Érica Alcântara
Érica Alcântarahttps://jornalouvidor.com.br
Jornalista, escritora e poeta, Érica Alcântara se formou em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto, Bacharelado e Licenciatura e há mais de 10 anos atua como repórter do Jornal Ouvidor
RELATED ARTICLES
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Most Popular

Recent Comments

Érica Alcântara on Homero vira lenda
Érica Alcântara on Homero vira lenda
Érica Alcântara on Homero vira lenda
Ana Maria Monteiro da Silva on Homero vira lenda
Agenor Vallone on Homero vira lenda
Ana Paula Carrara on Homero vira lenda
José Francisco "Chiquinho" on Mais segurança em Arujá