Defesa Civil presta contas e fortalece ações na região

Ao final da agenda com o CONDEMAT, o secretário foi recebido nos municípios de Arujá e Santa Isabel. Foto: Condemat

Prefeitos e representantes da Defesa Civil dos municípios do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê na manhã de sexta-feira (29/07), o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira, para discutir o fortalecimento das ações preventivas na região e prestação de contas do órgão.

Veja Também

O CONDEMAT foi o primeiro consórcio do Estado a receber a iniciativa Defesa Civil na Área, desenvolvida com o objetivo de intensificar as relações institucionais entre o Governo do Estado e as prefeituras. O encontro aconteceu em Mogi das Cruzes.

“A Defesa Civil do Estado é um importante órgão, que tem caminhado junto aos municípios, sem distinção de tamanho ou porte, apoiando de forma imediata todos aqueles que precisam. Essa aproximação e, principalmente os investimentos, são essenciais para prevenir e controlar situações de riscos”, destacou o vice-presidente do CONDEMAT, Vanderlon Gomes, prefeito de Salesópolis.

Entre 2019 e 2022, a Defesa Civil Estadual destinou cerca de R$6,2 milhões para os municípios da região para obras de infraestrutura preventiva, serviços emergenciais e aparelhamento dos municípios, com 22 viaturas e mais de 320 equipamentos de combate a incêndio, geradores, motosserras, tendas, balsas, conjuntos de iluminação, capacetes, lanternas e megafones. Todos os 12 municípios consorciados foram contemplados com as ações.

“No momento em que mais precisamos fomos prontamente atendidos pela Defesa Civil do Estado com recursos para atender os moradores que ficaram desabrigados em razão das fortes chuvas no início deste ano. Agora, fomos contemplados com obras preventivas que vão impactar realmente a população”, disse o prefeito de Santa Isabel, Carlos Chinchilla, ao destacar a construção de uma ponte sobre o rio Parateí e outra na avenida Prefeito José Raymundo Lobo.

O coronel Hengel destacou a importância dos investimentos nos municípios para fortalecer as ações preventivas, citando como exemplo a Operação de Estiagem, que teve início em junho e segue até setembro, e a Operação Verão.  “Estamos investindo muito na ação de aparelhamento das Defesas Civis Municipais e todas as cidades do CONDEMAT foram contempladas com viaturas e equipamentos que são necessários nas suas ações do dia a dia para a garantia da vida e da saúde da população”, afirmou.

Ao final da agenda com o CONDEMAT, o secretário foi recebido nos municípios de Arujá e Santa Isabel.

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments