Defesa Civil contrata empresa para reforçar ações

Para reforçar as ações da Defesa Civil na cidade, Arujá fecha contrato com empresa para suporte em acidentes e catástrofes naturais

O contrato com a Rota da Vida terá duração de 12 meses e a empresa colocará à disposição da cidade os seus veículos de suporte avançado.

Além do veículo Strada adquirido em março pelo Governo do Estado, a Defesa Civil de Arujá resolveu reforçar não só a sua frota de veículos, mas também a sua equipe de atuação na área. Por um contrato de R$ 1.538.400,00, o município agora conta com os serviços da empresa Rota da Vida, que irá auxiliar a administração municipal no atendimento relacionado a acidentes e catástrofes naturais.

Veja Também

Desde o ano passado, Arujá tem agido de forma sempre à frente dos acontecimentos com relação aos assuntos da Defesa Civil da cidade. Antes mesmo que as fortes chuvas atingissem o município, Arujá lançou, ainda em setembro de 2021, um programa de combate às enchentes que resultou na limpeza de córregos e bueiros, além do alargamento de rios e limpeza de calhas de passagem de águas pluviais, principalmente nos pontos já históricos no município pelos registros constantes de enchentes.

O contrato com a Rota da Vida terá duração de 12 meses e a empresa colocará à disposição da cidade os seus veículos de suporte avançado, sendo um Ford Transit, que pode ser transformado em UTI móvel para o transporte de vítimas de acidentes naturais aos hospitais, quando necessário. “Outra viatura é uma Iveco Daily, com capacidade de içar automóveis que caiam em rios e que conta, com prancha aquática para resgate de pessoas em enchentes, além de equipamentos para corte, poda ou remoção de árvores de vias públicas e ferramentas para desencarceramento de vítimas presas em veículos acidentados”, explicou a Prefeitura.

A empresa contratada foi fundada em agosto de 2018, e possui sede no Bairro Jd. Planalto. Seu CNAE a autoriza realizar os serviços de remoção de pacientes, mas não a autoriza fazer serviços de atendimento móvel de urgência, como o SAMU, por exemplo.

A Rota da Vida prestará apoio às ações da Defesa Civil municipal, que funciona integrada à Guarda Civil Municipal (GCM) e às forças de segurança e a secretaria de Saúde, além de outros setores. A empresa deverá estar de prontidão 24 horas por dia, com equipes de dois bombeiros civis com cursos de socorristas, que se revezam em turnos de 12 horas.

Os equipamentos e viaturas foram apresentados, nesta semana, ao prefeito Luís Dr. Luís Camargo e ao secretário municipal de Segurança Pública, Washington Luis Beolchi Adami.

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments