Só em novembro, Santa Isabel registrou cerca de 203 milímetros (mm) de chuvas, o número é quase o dobro do total registrado em setembro e em outubro sendo 127 e 180 mm respectivamente, mas ainda assim não foi o maior do ano, de acordo com a Defesa Civil do município.
Veja Também
- Defesa Civil contrata empresa para reforçar ações
- Limpeza de córregos para combater enchentes
- Defesa Civil – Ações de enfrentamento a frente fria
Para a Pasta, o trabalho feito ainda no período de estiagem permitiu Santa Isabel vencer as enchentes que sempre castigaram a cidade. “Graças as obras de desassoreamento executadas ainda no período de estiagem tivemos uma diminuição expressiva em alagamentos até 60mm de chuva, é um resultado muito bom, visto que em períodos passados chuva de até 35mm já causavam alagamentos”, informou o diretor João Buosi.
De acordo com o diretor da Defesa Civil, mesmo com os dados positivos, a atenção continua redobrada e os trabalhos preventivos como poda de arvores, limpeza de galerias, trabalhos de fiscalização e vistorias vão continuar: “Esperamos médias altas de chuva em todo decorrer do verão, uma vez que com o aumento das temperaturas as chuvas são curtas, porém em alto volume, o que causa congestionamento nas galerias e córregos aumentando o risco de alagamentos”, disse Buosi.
Mesmo com chuvas expressivas no último mês, Santa Isabel não registrou nenhum ponto de alagamento e apenas dois pontos com queda de árvore que necessitou de ajuda do Corpo de Bombeiros, sendo um próximo a Santa Casa e outro no Bairro Pouso Alegre.
A Defesa Civil de Santa Isabel é o primeiro município da região a ter o acesso à ferramenta de envio de alertas gratuito pela plataforma IDAP, para o envio de alertas SMS, aviso por TV e Rádio, projeto que auxilia inclusive até mesmo no cronograma da vacinação.
A Defesa Civil de Arujá, não informou a média total de chuvas registradas em novembro, mas no último dado, após a chuva que castigou a cidade no dia 02/12, choveu no município 72 mm, o que correspondeu a mais da metade do esperado para o mês inteiro, que ainda nem terminou de dezembro.