terça-feira, junho 28, 2022
spot_img
InícioLifestyleDicas para diminuir a queda de pelos dos pets durante o outono

Dicas para diminuir a queda de pelos dos pets durante o outono

Especialista dá dicas de como manter os cuidados com os pets durante o outono. Dicas para evitar queda de pelos

Para nos proteger das baixas temperaturas do outono, casacos, cobertores, refeições quentes e encorpadas são alternativas adotadas. E os pets também necessitam de cuidados e atenção durante esse período, principalmente em relação aos pelos. Acompanhe dicas de cuidados com os pets durante o outono.

No dia 20 de março, a estação conhecida por amenizar o calor do verão e pela queda das temperaturas e ventos mais fortes desembarcou no Brasil. O outono é famoso por ser uma prévia e uma forma de preparar as pessoas para o frio do inverno, além de ser bastante lembrado por conta da queda das folhas.

“Os pelos têm um ciclo de crescimento composto por quatro fases, sendo a exógena a responsável pela queda propriamente dita. Este processo de crescimento e queda dos pelos é esperado e normal, especialmente nas trocas de estação como primavera e outono”, explica a médica-veterinária da Botupharma, Bruna Fabro.

Como no Brasil as estações do ano não costumam ser tão demarcadas, os pelos costumam cair durante o ano todo. Porém, é importante ficar atento durante o outono caso o pelo dos cães e gatos esteja caindo mais do que o habitual e se o pet apresentar falhas na pelagem e vermelhidão pelo corpo.

“Há diversas causas que podem estar relacionadas com o aumento na queda dos pelos e algumas podem acompanhar prurido (coceira), que causa grande desconforto para os animais. Dentre elas, podemos citar: alergia à picada de pulgas, reações a produtos de limpeza, efeitos colaterais de medicamentos, alergias alimentares, infecções ou inflamações na pele, problemas comportamentais e até o crescimento/desenvolvimento de tumores. Portanto, é importante ficar atento (a) e procurar um especialista imediatamente para um diagnóstico preciso e direcionamento do manejo apropriado”, diz a médica-veterinária.


LEIA MAIS

Guia Pet Friendly: bichinhos bem-vindos em 56 cidades


Cuidados com os pets durante o outono podem ajudar na queda dos pelos. O principal é escovar a pelagem dos animais a cada dois dias. Outras dicas importantes são: evitar banhos em excesso, realizar o controle de pulgas e carrapatos (tanto no cão quanto no ambiente), passear com mais frequência com os pets, pois isso contribui para o bem-estar dos pets refletindo também em uma pelagem mais forte e brilhante.

“Outro ponto fundamental quando o assunto é a pelagem de cães e gatos é a alimentação, pois influencia diretamente na saúde dos pelos. A deficiência de nutrientes e vitaminas na dieta, além de causar retardo no crescimento, emagrecimento, predispõe os pets a inúmeras doenças e pode acentuar a queda de pelos”, ressalta Bruna.

Alguns nutrientes são essenciais para a pelagem dos pets e podem ser suplementados, como é o caso do Ômega 3, que deixa o pelo ainda mais macio e brilhante.

“A vitamina D3 também é uma vitamina essencial para os pets e ajuda na manutenção dos pelos, além de ter ação imunomoduladora. Porém, diferente de nós humanos, por exemplo, cães e gatos não fazem a conversão da vitamina D3 pela exposição ao sol. Portanto, ela deve ser fornecida junto à alimentação na dose recomendada pelo médico-veterinário”, afirma a médica-veterinária. Já a Biotina, também conhecida como vitamina B7, é essencial para melhorar a aparência da pelagem, das unhas e até da pele.

Outra vitamina importante é a vitamina E, que possui ação antioxidante. É importante também manter uma dieta balanceada não só para garantir que os pelos fiquem fortes e saudáveis, mas também para evitar que o animal fique doente ou sofra por carência de nutrientes e vitaminas.

“Certifique-se de que o seu pet está recebendo uma dieta equilibrada capaz de suprir todas as exigências nutricionais levando em consideração: porte, idade e necessidades especiais para que seu pet possa ter uma melhor qualidade de vida e passar mais tempo ao seu lado.”, finaliza Bruna.

Sobre a Botupharma fundada em 2005 a partir da união de médicos-veterinários com décadas de experiência em pesquisas científicas relacionadas à biotecnologia animal.

Fonte: Notícia Expressa

Érica Alcântara
Érica Alcântarahttps://jornalouvidor.com.br
Jornalista, escritora e poeta, Érica Alcântara se formou em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto, Bacharelado e Licenciatura e há mais de 10 anos atua como repórter do Jornal Ouvidor
RELATED ARTICLES
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Most Popular

Recent Comments

Érica Alcântara on Homero vira lenda
Érica Alcântara on Homero vira lenda
Érica Alcântara on Homero vira lenda
Ana Maria Monteiro da Silva on Homero vira lenda
Agenor Vallone on Homero vira lenda
Ana Paula Carrara on Homero vira lenda
José Francisco "Chiquinho" on Mais segurança em Arujá