Dicas de como economizar na conta de luz

O grande vilão da estação é o chuveiro elétrico. Um banho longo na posição “inverno” pode representar aumento na conta de luz no fim do mês

O chuveiro é um dos equipamentos domésticos que mais consome energia elétrica. Foto - Hannah Xu / Unsplash

A semana começou gelada em várias cidades do Sudeste devido a chegada de uma massa de ar polar. E o frio deve se intensificar nos próximos três meses, com o início oficialmente do inverno, nesta terça-feira (21). Veja dicas de como economizar na conta de luz nesta estação.

Ao longo da estação, as temperaturas em todo o estado de São Paulo começam a apresentar queda acentuada nos termômetros e a expectativa é de aumento no consumo de energia elétrica devido ao uso mais frequente de equipamentos como o chuveiro elétrico, aquecedor, máquina de secar roupa, entre outros.


Leia também

4 dicas para aumentar as vendas presenciais


Pensando nisso, a Neoenergia Elektro separou algumas dicas para que os clientes consigam manter e até reduzir o valor da conta, mesmo durante o período mais gelado do ano.

O chuveiro elétrico é o campeão de consumo nas residências. Na época do frio, as pessoas costumam passar mais tempo no banho e usam o aparelho no modo inverno, que consome ainda mais energia.

O aparelho, considerado o grande vilão na conta, pode representar mais de 30% do valor total da fatura das famílias. O ideal é programar o banho para horas mais quentes do dia e evitar colocar o chuveiro na potência máxima. Prefira a temperatura verão que consome cerca de 30% menos que a posição inverno. O ideal é que a duração do banho seja de cinco a oito minutos.

O mesmo acontece com as torneiras elétricas. O recomendável é lavar louças em horários do dia em que a temperatura está mais elevada, para evitar usar a água quente. Se não for possível, vale lembrar que é sempre melhor ensaboar tudo de uma vez e só depois ligar as torneiras para um único enxague.

O aquecedor é um aparelho muito utilizado nesta época, princpalmente nas cidades mais altas do estado, onde os termômetros costumam reguistrar temperaturas baixas durante todo a estação. O consumo pode chegar a um terço do gasto doméstico com eletricidade. Por isso, evite deixar o aquecedor ligado por longos períodos, utilize-o apenas quando estiver no ambiente e regule a temperatura para que o espaço não fique muito quente. A orientação é manter o calor da casa fechando as janelas e portas no meio da tarde.

“ Com essas dicas é possível ter conforto durante todo o inverno. São simples atitudes que irão contribuir para orçamento da família, sem impactar no valor da conta de energia”, comenta Ana Mascarenhas, gerente da Neoenergia Elektro.

 

Sobre a Neoenergia Elektroa Neoenergia Elektro tem atuação em 228 municípios, sendo 223 no Estado de São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul. Em uma área de concessão de 121 mil quilômetros quadrados, a concessionária atende 2,8 milhões de clientes (6 milhões de habitantes).

FONTE: Comunicação / Neoenergia Elektro

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments