CONDEMAT é destaque do Sebrae em Brasília

Recicla Cidade foi reconhecido com um dos 15 melhores projetos nacionais na categoria governança regional e cooperação intermunicipal

CONDEMAT é destaque no XI Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae. Foto - Pedro Chavedar

O CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê foi um dos destaques da etapa nacional do XI Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae, realizada na noite da última terça-feira (28), em Brasília. Com o projeto Recicla Cidade, que visa o aumento da coleta seletiva através do empreendedorismo, a região passa a ser reconhecida entre as 15 melhores iniciativas do País na categoria Governança Regional e Cooperação Intermunicipal.

Essa foi a primeira vez que o CONDEMAT, fundado em 2010, participou do Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae, que só nesta edição contou com mais de 1.600 projetos, em oito diferentes categorias, e mobilizou 1.172 prefeituras de todo o país.  A região concorreu através da Prefeitura de Salesópolis, pioneira na execução do projeto Recicla Cidade.

“Ganhamos a etapa estadual e agora destacamos a atuação do Alto Tietê em cenário nacional, como o nosso projeto passando a ser uma referência de boa prática para todo o Brasil”, disse o prefeito de Salesópolis e vice-presidente do CONDEMAT, Vanderlon Oliveira Gomes, ao lado dos prefeitos Caio Cunha, de Mogi das Cruzes, e Rodrigo Ashiuchi, de Suzano, que participaram da premiação.

“É uma grande vitória para os municípios consorciados e gestores que vêm realizando este trabalho com resultados sociais, ambientais e econômicos na nossa região”, acrescentou Ashiuchi, que era o presidente do CONDEMAT no ano passado, quando o projeto Recicla Cidade passou a ser executado em toda a região, numa parceria com a ONG Espaço Urbano e a empresa TetraPak.

“Chegar entre os melhores projetos nacionais é um reconhecimento e um incentivo para o desenvolvimento de ações em diferentes áreas”, destacou Caio Cunha que, além do CONDEMAT, teve a cidade de Mogi das Cruzes reconhecida entre as melhores iniciativas do Brasil na categoria Inovação e Sustentabilidade, com o projeto MogiTech Gov Experience.

Veja Também

Desenvolvido nas 12 cidades consorciadas desde o ano passado, o Recicla Cidade atuou em parceria com 12 cooperativas de coleta seletiva da região e auxiliou na criação e formalização de novas cooperativas e de 13 lojas socioambientais. O projeto foi responsável por um aumento de 72% na arrecadação de materiais recicláveis e 97% na quantidade de embalagens de longa vida recuperadas.

Além da premiação do Sebrae, o projeto Recicla Cidade fez do CONDEMAT o vencedor nacional, no começo deste mês, do Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022, iniciativa ligada à Frente Nacional de Prefeitos, que mobilizou mais de 140 projetos.

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments