CONDEMAT defende a retomada do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano

O assunto foi debatido em reunião com consórcios da Grande São Paulo e o prefeito da Capital, Ricardo Nunes

A reunião foi promovida nesta segunda-feira (17), no gabinete do prefeito paulistano, Ricardo Nunes. Foto: Assessoria CONDEMAT

A retomada do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano foi tema do encontro entre o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT), ocorrida na última segunda-feira, 17, no gabinete do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

Além do CONDEMAT, outros quatro consórcios da Região Metropolitana de São Paulo, o subsecretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Governo do Estado, José Police Neto estiveram no encontro que discutiu assuntos que impactam no dia a dia das cidades da Grande São Paulo.

O presidente do CONDEMAT e prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, ressaltou que o conselho é um importante porta-voz das cidades que compartilham desafios em comum, assim como um ambiente para discutir pautas de interesses para os municípios. “Isso cria uma força relevante para o relacionamento com o Governo do Estado e para a integração de ações, projetos e programas que influenciam as cidades da Grande São Paulo”, destacou.

CONDEMAT
Foto: Assessoria CONDEMAT

A expectativa é que o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano possa ser retomado formalmente em agosto durante um evento no Palácio dos Bandeirantes, que contará com a presença do governador Tarcísio de Freitas.

Na reunião, os presidentes dos consórcios e secretários executivos debateram, ainda, a instalação de um Fórum Permanente da Região Metropolitana. “Discutimos a retomada do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), que é um importante instrumento de planejamento e gestão local e regional, além de ações na área da segurança”, disse o secretário executivo do CONDEMAT, Adriano Leite.

As demandas e pautas que serão levadas ao governador devem ser discutidas nas próximas semanas pelos consórcios. A ideia é que elas possam ser incluídas no Plano Plurianual (PPA) do governo estadual, que atualmente está sendo elaborado.

O conselho, que reúne 39 municípios da Região Metropolitana, é uma importante ferramenta de defesa e articulação de políticas públicas para as cidades, além de ser um elo estreito entre as administrações municipais e o Governo do Estado.

Participaram da reunião o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira; o presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste) e prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos; o presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) e prefeito de Juquitiba, Ayres Scorsatto; a representante do Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri (Cimbaju) e vice-prefeita de Franco da Rocha, Lorena Oliveira; e o presidente em exercício do Conselho Metropolitano e prefeito de Cotia, Rogério Franco, além de secretários-executivos dos consórcios da Grande São Paulo.

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments