O mês de agosto é marcado pela campanha nacional “Agosto Dourado” que tem como objetivo trazer ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A amamentação é um momento de interação entre mãe e filho, além de trazer vários benefícios à saúde de ambos.

No entanto, às vezes esse processo pode trazer dor e desconforto para as mamães.


Leia mais

Campanha de Multivacinação terá início em agosto


O pediatra e professor do curso de Medicina da Unime Lauro de Freitas, Hans Greve, dá algumas orientações.

“É importante contar com orientação de um especialista, principalmente se for a primeira gestação. O médico irá orientar sobre a posição correta da amamentação, como evitar engasgos do recém-nascido, assim também como auxiliamos no processo para evitar os ferimentos e amenizar as dores nas mamas”, explica.

Com todos esses cuidados, a amamentação se torna ainda mais prazerosa neste vínculo de amor entre mãe e filho. Além disso, o bebê pode usufruir dos benefícios para a saúde.

“A recomendação é que o bebê seja alimentado apenas com leite materno até os seis meses de idade, quando tudo ocorre normalmente. Isso é fundamental para que a criança tenha um bom desenvolvimento, com sistema imunológico bem formado, evitando problemas de saúde provenientes da má nutrição”, pontua.

Por meio do leite materno, o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar.

Confira três dicas para deixar esse momento ainda mais confortável e especial:

  1. Atenção: a dor pode ser um sinal de pega incorreta. Procure um pediatra ou consultor de amamentação para avaliação nesses casos;
  2. Observe a necessidade do seu filho, de acordo com a livre demanda, para que ele não esteja com muita fome na hora de amamentar, pois o bebê pode estar estressado e não amamentar corretamente;
  3. Ouça, qualquer barulho na boca do bebê durante a mamada, é porque algo está errado. Estalos na língua ou som semelhante a um beijo não devem fazer parte desse momento, apenas ruídos da sucção e deglutição. Caso escute qualquer coisa além disso, tire o bebê do seio e recomece. Se persistir, vale tentar mudar a posição.

UNIME – Fundada em 2000, a União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura (Unime) já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo completo ao aluno em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão, presencial ou a distância.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments