Comitê de Sustentabilidade é lançado no Alto Tietê

CIESP Alto Tietê lança Comitê de Sustentabilidade. Grupo oferecerá apoio e expertise para empresas se adequarem às normas atuais em busca de eficiência

Comitê de Sustentabilidade
Na imagem o engenheiro Sérgio Alejandro, José Francisco Caseiro, diretor do CIESP Alto Tietê e Manoel Camanho. Fonte: Assessoria Ciesp

A importância dos pilares de economia, governança e meio ambiente foi celebrada nesta quarta-feira (8) pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) Alto Tietê, com o lançamento do Comitê de Sustentabilidade. O grupo, que oferecerá apoio e expertise para as indústrias da Região, foi criado em uma data emblemática, o mês dedicado ao Meio Ambiente. O objetivo do comitê é capacitar e apresentar soluções às empresas – associadas ou não – para se adequarem as normas atuais e se tornarem mais eficientes.

Comitê de Sustentabilidade
O encontro pode ser prestigiado por empresas da região, conveniadas ou não ao Ciesp. Fonte: Assessoria Ciesp

O diretor do CIESP Alto Tietê, José Francisco Caseiro, destacou a importância de se criar parcerias entre a iniciativa privada e o poder público para desenvolver ações para reverter o atual quadro climático, que impacta diretamente nas empresas. “O Comitê de Sustentabilidade é formado por um time multidisciplinar. Essa iniciativa é fundamental para a continuidade de nossos negócios”, ressaltou.

Uma das ações do grupo será o desenvolvimento de um diagnóstico preliminar de sustentabilidade a partir de informações das empresas que atuam na região. “O foco inicial está na questão da eficiência energética, no certificado de reciclagem, na logística reversa e na conformidade legal, que será enviado para as empresas. Esses são os pontos importantes para que estejamos de fato falando de sustentabilidade”, explicou o coordenador do Comitê de Sustentabilidade, o engenheiro Sérgio Alejandro, que já foi gerente regional da Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.

Veja também

Vagas de emprego disponíveis no Alto Tietê

O lançamento do grupo teve diversas palestras, incluindo, a de “Gerenciamento de Áreas Contaminadas e Agenda Azul de Licenciamento  Ambiental”, realizada pelo geólogo Marco Aurelio, da Six Ambiental, a de “Conformidade Ambiental – Agendas Azul e Verde”, conduzida pelo biólogo Rodolfo Gonçalves Leite, da Murad Ambiental, a de “Eficiência Energética e Geração de Energia Fotovoltaica Alinhadas com a Indústria 4.0”, ministrada pelo consultor Marcio Rosa, da WEG, além de “Lixo Zero, Logística Reversa e Certificados de Reciclagem”, promovida pelo gerente comercial Vinicius Pardini do Grupo Multilixo.

O Comitê de Sustentabilidade será formado ainda pelo geólogo Marco Aurelio, as biólogas Gabriela Murad e Priscila Vidal, os especialistas em Tecnologia da Informação Romildo Campello Filho e Luis Fábio, além do engenheiro Anderson Mendonça, sócio diretor da Companhia Brasileira de Tecnologias Renováveis.

No Alto Tietê, o parque industrial é formado por mais de duas mil empresas, que atuam em diferentes segmentos de transformação.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments