Comandante em nova fronteira: A Tenente Júlia Martins

Da Zona Leste Paulistana para o comando do Batalhão da PM em Santa Isabel. Na série de reportagens do Ouvidor sobre Profissões, conheça a nova Tenente da cidade

Tenente Júlia Martins
Júlia Martins faz parte das 410 Tenentes mulheres da Polícia Militar do Estado de São Paulo (Fórum Brasileiro de Segurança Pública).

O comando da Polícia Militar de Santa Isabel recebeu, não apenas uma nova líder, mas sim uma pioneira: Júlia Carolina Martins. Aos 29 anos, a Tenente tornou-se a primeira mulher a assumir o comando do batalhão da PM do município, e tem em sua história a realização de sonhos.

Série Profissões

Tenente e Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, em Direito e em Educação Física, Júlia conta que sua história na Polícia Militar teve início logo na infância, quando as brincadeiras já mostravam o futuro promissor a ser seguido: “Meu pai frequentemente me presenteava com carrinhos de polícia, ‘arminhas de água’ e outros brinquedos relacionados à Polícia”, disse.

E o sonho sempre se fez presente em sua vida. Quando era questionada sobre a futura profissão, respondia com convicção: “Quero ser policial para poder ajudar as pessoas!”
Entretanto, ela recorda que durante a adolescência seguia um estilo de vida “totalmente sedentário”, o que fez com que despertasse nela a vontade de mudar e buscar a tão sonhada carreira de Policial Militar: “Saber da minha aprovação foi acima de tudo uma superação, digo isso porque me dediquei para mudar meus hábitos e me capacitar”, comentou.

Assim, em 2014 prestou o concurso para a Academia de Polícia Militar, que oferecia 220 vagas para mais de 12 mil inscritos: “Eram cerca de 55 candidatos por vaga! Consegui a minha aprovação e ingressei em janeiro de 2015. Foram três anos de intensa formação no curso de oficiais”.

Para Tenente Júlia Martins, todos os lugares que passou foram extremamente importantes para sua atuação nos dias de hoje. Ao longo de sua carreira, se destacou no comando das Forças-Patrulhas da Zona Leste de São Paulo, Guarulhos e na Operação Verão, na Baixada Santista: “Eu costumo dizer que a Polícia Militar me formou como profissional e principalmente como pessoa!”.

Os aprendizados e as experiências adquiridas em meio aos anos de trabalho árduo como PM a levaram a conhecer Santa Isabel, município que comandará a partir de agora: “Em outubro de 2022 eu fui classificada no 21º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, que corresponde a uma parte de Guarulhos, Arujá e Santa Isabel! Desempenhei várias funções, mas agora em março de 2024, recebi a missão e grata oportunidade de comandar o município de Santa Isabel”, comemorou.

Hoje, o título de primeira Tenente mulher a comandar o batalhão da PM de Santa Isabel pertence a ela. Entusiasta do esporte, exerce amplo programa de treinamento e capacitação física dos policiais militares de Arujá e Santa Isabel e integra projetos sociais que visam o empoderamento feminino e o bem-estar físico e mental para as mulheres, por meio de palestras, atividades físicas e ações sociais.

Questionada sobre o sentimento em ser a dona do título de “Primeira mulher no comando”, Júlia destaca que é um grande marco na sua história, e diz estar motivada para desempenhar as funções da melhor forma: “Independente de gênero, sempre busquei pautar minha vida em bons costumes, me dediquei muito aos meus estudos e em ser motivo de orgulho para minha família”.

A Tenente Júlia Martins deixa, em sua mensagem para as novas e futuras gerações que sonharão em um dia atuar na Polícia Militar, o lembrete: “Gostaria de dizer a todas as crianças, adolescentes – e em especial para as meninas – que estão lendo, para que não desistam! Eu mesma ouvi de muitas pessoas que eu deveria ‘fazer outra coisa’, que ‘é muito difícil’, mas hoje posso dizer com alegria que sou muito feliz, realizada, e que tenho muito orgulho da mulher que me tornei”.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments