As cidades que compõem o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) passaram ontem por um treinamento ministrado pela Secretaria Estadual da Saúde, que teve como objetivo traçar estratégias para o início da campanha de vacinação contra a dengue. As cidades receberam as primeiras doses do imunizante Qdenga e iniciam na próxima semana a vacinação em crianças de 10 e 11 anos.
Mais informações sobre a dengue
- Defesa Civil auxiliará Saúde no Combate à dengue
- CONDEMAT+ une esforços para intensificar combate à dengue
- Vacinação contra a dengue começa em fevereiro
Ao todo, a região do Condemat recebeu 79.416 doses da vacina contra a dengue, o que de acordo com o próprio consórcio, a exemplo do início da campanha de Covid-19, é menor que o necessário para imunizar as crianças da faixa etária preconizada. Deste total de vacinas, 2.343 doses foram destinadas a Arujá e 1.423 para Santa Isabel.
A região, é a única no estado de São Paulo a receber as primeiras doses da vacina contra a dengue. Em todo o Alto Tietê o número de casos positivos da doença já á mais que o dobro dos casos confirmados em todo o período do ano passado e duas cidades, Guararema e Suzano, já decretaram estado de emergência por causa da dengue.
A importância da vacina
O Programa De Frente com Ouvidor conversou com Brigina Kemp, Assessora Técnica do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo – COSEMS/SP. A especialista ressaltou a importância da vacinação e sua confiabilidade frente aos órgãos competentes. Veja a entrevista completa abaixo.
Estratégia de Vacinação
Santa Isabel já divulgou sua estratégia de vacinação, o município começa a imunizar crianças de 10 e 11 anos já na próxima terça-feira, 20 e de acordo com a secretaria Municipal de Saúde as doses estarão disponíveis em todas as ESF’s (Estratégia e Saúde da Família) e UBS’s (Unidade Básica de Saúde).
O município, prevê também uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, a fim de montar pontos de vacinação dentro das escolas e assim atingir o público alvo mais rápido possível. “Devido ao quantitativo limitado de vacinas recebidas teremos em breve, em data ainda a ser definida, uma segunda etapa de vacinação, essa será destinada apenas as crianças de 12 a 14 anos, mas para isso dependeremos da vinda de novos lotes da vacina”, informou a secretaria de Saúde.
A secretaria de Saúde de Arujá deve divulgar na próxima segunda-feira, 19, a estratégia que irá adotar para imunização das crianças na cidade.
- Siga o canal oficial do Ouvidor no WhatsApp
Sem vacina
Apesar de compor o Condemat, Igaratá não receberá doses da vacina contra a dengue nesta primeira etapa, o município faz parte da região do Vale do Paraíba que ainda não foi contemplada na estratégia do Ministério da Saúde.