Cidades dão início a coleta de dados para o Censo 2022

Nesta semana os mais de cinco mil municípios brasileiros começaram a receber a visita dos agentes do IBGE, para a elaboração do Censo Demográfico 2022

CENSO 2022
Ao lado da família Aparecido João de Brito, recebeu a recenseadora do IBGE na porta de sua casa, no Pq. São Benedito em Santa Isabel. Arquivo IBGE

Após dois anos de atraso, em decorrência da pandemia do coronavírus e cortes orçamentários feitos pelo governo federal, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu início nesta semana, a coleta de dados domiciliares para a elaboração do Censo Demográfico 2022. Na região, mais de cinco mil residências, já receberam às visitas dos recenseadores.

Começou na segunda-feira, 01/08, a coleta de dados para a elaboração do novo Censo Demográfico 2022. O principal levantamento que traz uma análise real e precisa da situação populacional dos municípios, é fator fundamental para nortear a implantação de políticas públicas, além de traçar o perfil socioeconômico das famílias brasileiras e os investimentos que suas prefeituras devem receber em serviços básicos como saúde, educação, geração de empregos, entre outros pelos próximos dez anos.

Veja Também

Arujá, Igaratá e Santa Isabel receberam nesta semana a equipe de recenseadores que trabalharão na coleta de dados. Ao todo, até a tarde de sexta-feira, 05/08, cerca de 5.691 domicílios foram visitados. Em toda a região, são 70 profissionais que fazem as entrevistas com as famílias, mas novos recenseadores ainda devem integrar as equipes, a coleta de dados devem continuar até 31 de outubro.

CENSO 2022
Em Igaratá os agentes estão percorrendo os bairros da cidade para a coleta de informações. Arquivo IBGE

Em Igaratá, a coleta está sendo realizada por três recenseadores, mas outros ainda devem agregar a equipe. De acordo com o coordenador da subárea de Jacareí, Ederson Aparecido da Silva, responsável pela coleta de dados na cidade, até quinta-feira, 04, 191 famílias já haviam respondidos os questionamentos do Instituto.

“São 26 perguntas no questionário básico e 77 no questionário de amostra. Este último é um pouco mais completo, enquanto o básico pode ser respondido em até 15 minutos no máximo, o questionário de amostra chega a levar de 30 a 40 minutos, isso baseando-se numa família de 4 a 5 pessoas”, explica Ederson.

Arujá deve ultrapassar marca de cem mil habitantes

Censo 2022
Em Arujá, mais de 3 mil domicílios foram visitados nesta primeira semana. Arquivo IBGE

A projeção para o censo 2022, é de que Arujá ultrapasse a marca de 100 mil habitantes, a estimativa, de acordo com o último censo, era de que em 2020, a cidade chegaria a marca de 93 mil moradores: “Como estamos realizando o levantamento dois anos depois, é muito provável que a cidade atinja essa marca”, explica o coordenador censitário da subárea de Arujá, Sérgio Gabriel da Silva.

A subárea de Arujá também está responsável pelos levantamentos realizados em Santa Isabel e de acordo com Sérgio, 67 profissionais estão trabalhando nos dois municípios, sendo 21 em Santa Isabel e 46 em Arujá. Outras pessoas, aprovadas no processo de seleção do IBGE devem ser convocadas na próxima semana e assim o número de recenseadores em atividades deverá aumentar.

Com números que projetam a realidade, as cidades conseguirão manter o seu crescimento econômico recebendo investimentos financeiros, compatíveis com suas necessidades conforme explica Sérgio.

Os coordenadores, Ederson e Sérgio reforçam a importância da população em receber os recenseadores a fim de ajudarem na coleta precisa de informações: “O recenseador fará a entrevista do portão para fora, conforme padrão do IBGE, em casos extremos é que o profissional poderá adentrar na residência, sem passar do quintal ou garagem”, explicam.

Os recenseadores deverão estar uniformizados, com colete de identificação, boné com logomarca do Censo, portando o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) e com crachá acompanhado de QR Code, onde poderá ser confirmada sua identificação direto com a base de dados do IBGE. A identidade dos agentes também poderá ser confirmada pelo site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments