Cidades ampliam vacinação contra a gripe

Arujá, Igaratá e Santa Isabel passaram a estender a vacinação contra a gripe Influenza A H1N1 para todos os públicos acima dos seis meses

vacinação contra a gripe
Imunização contra a gripe está disponível em qualquer posto de saúde, para o público geral acima dos seis meses.

Após determinação do Ministério da Saúde Arujá, Igaratá e Santa Isabel passaram a estender a vacinação contra a gripe Influenza A H1N1 para todos os públicos acima dos seis meses. Imunizantes estão disponíveis em todos os postos e apesar da campanha ter começado com um mês de antecedência no calendário nacional, cidades não atingiram a meta de imunização no público alvo.

Foi notícia no Ouvidor

Por mais um ano seguido as cidades não conseguiram atingir a meta de vacinação proposta pelo Ministério da Saúde na campanha nacional de imunização contra a gripe Influenza. Com imunizante sobrando nos postos, o Ministério autorizou os municípios a estenderem a vacinação para o público geral.

Medida pode ajudar e muito a diminuir a sobrecarga de atendimentos nas unidades de emergência. Para o diretor Clínico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Isabel, Dr. Luiz Jimenez a vacinação contra a Influenza ajuda a diminuir a quantidade de pacientes internados por doenças infecciosas graves: “Nossos casos de síndromes gripais diminuem sempre que a população se imuniza contra a doença por meio da campanha nacional, o que só reforça a importância da vacinação”, destacou Jimenez.

Dr. Jimenez explica ainda que a vacina contra a gripe sempre é ministrada antes da chegada do inverno justamente para prevenção: “Sempre temos um aumento de síndromes gripais no inverno o que pode ser evitado, caso a população se imunize contra a doença agora”, alertou.

Em Igaratá a imunização está disponível no Ambulatório da Unidade Mista de Saúde que atende das 7h às 19h. Em horário estendido, também funciona a Unidade Básica de Saúde (UBS) Brotas em Santa Isabel. Na cidade, a imunização também está disponível em todos os outros postos de saúde, assim como também em Arujá.

Para se vacinar, basta ir até a unidade de saúde de referência portando um documento de identificação oficial e a caderneta de vacinação. Em caso de gripe ou febre, não é recomendada a ministração da vacina, devendo o paciente aguardar a melhora dos sintomas para aplicação da dose.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments