Cidade investe na capacitação de seus empresários

Na busca do aperfeiçoamento e da competitividade empresarial a prefeitura de Santa Isabel, em parceria com o Sebrae-SP, promoveu mais uma edição do Empretec

Empretec
Foram mais de 60 horas de um treinamento intensivo que avaliou comportamento, disciplina e foco dos empresários locais.

O Empretec, treinamento voltado para empresários e futuros empreendedores, foi possível graças a mais uma parceria da prefeitura de Santa Isabel com o Sebrae-SP que promoveu, gratuitamente, seis dias de uma imersão intensa para os grandes, pequenos e médios empresários do município, que tiveram uma oportunidade única de aperfeiçoarem novas técnicas de atuação na gestão de seus negócios.

Veja Também

Ao todo 28 pessoas participaram do curso que foi realizado no salão do Lions Club em Santa Isabel, entre os dias 16 e 21 de outubro. Foram mais de 60 horas de treinamento intensivo voltado para disciplina, foco e metas de cada pessoa com base na auto avaliação utilizada pelo Sebrae que leva em consideração as Característica do Comportamento do Empreendedor (CCE).

“Essa é a segunda edição do Empretec, a primeira foi em 2021, naquele ano, 19 pessoas participaram. Tanto o treinamento de 2021, quanto este de 2023, fizemos dentro do Programa de desenvolvimento local onde atuamos em cima de quatro pilares que são: Inclusão produtiva; Cultura Empreendedora; Melhoria da Competitividade e Políticas Públicas”, explicou Thiago Carrilho, Gestor Territorial do Sebrae em Santa Isabel.

Além do treinamento, os participantes também foram desafiados a mostrarem, na prática, o seu lado empreendedor. Assim os 28 participantes formaram sete grupos com o objetivo de criar um produto e vende-lo a parceiros. A arrecadação da venda de alguns grupos foi destinada a ONGs e entidades locais, como a Rapunzel Solidária, por exemplo, que arrecada mechas de cabelos para confecção e doação de perucas. A Rapunzel foi contemplada com a doação de todo o lucro obtido pelo grupo “Camelô do Bem”.

O empresário Jefferson Ribeiro participou pela primeira vez do Empretec, para ele a experiência na prática foi bem melhor do que ele imaginava ser: “Já tinham me falado que era bom, mas fazendo, vi que é melhor do que eu imaginava. Uma imersão na qual os treinadores trazem para nós muitas situações que nos fazem refletir sobre nossa vida e nossos empreendimentos e que mexe com o nosso comportamento empreendedor nos fazendo questionar sobre como estamos lidando com o nosso negócio”, disse.

O grupo do empresário Jefferson, Jardim da Prosperidade, foi o vencedor do desafio proposto pelo Empretec. Eles tiveram um lucro de mais de R$ 9 mil, parte deste valor será revertido para a Escola Municipal Ambiental, no Km 55: “Todas as pessoas que passaram pelo Empretec com certeza não saíram da mesma maneira que entraram. Para quem pensa se deve ou não fazer, eu super recomendo afinal é um aprendizado único”, disse Jefferson.

O Empretec é um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e exclusivo do Sebrae no Brasil. A realização do treinamento em Santa Isabel foi bancada pela prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico que investiu R$42 mil na compra do treinamento ministrado gratuitamente aos empresários que se inscreveram.

Nesta semana, o programa De Frente com o Ouvidor conversou com Thiago Carrilho e com o Agente Local de Inovação do Sebrae, Leonardo de Oliveira que falaram sobre a atuação do Sebrae no município e da importância da parceria com a prefeitura de Santa Isabel.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments