O Ouvidor encerrou, na última terça-feira (17), o ciclo de entrevistas com os candidatos à prefeitura de Santa Isabel. Na última sabatina, o atual prefeito, Dr. Carlos Chinchilla (Podemos), destacou os feitos de sua gestão até aqui, respondeu às acusações de sua vice-prefeita e afirmou estar ainda mais preparado para um segundo mandato consecutivo, o que não acontece há mais de 13 anos em Santa Isabel.
Eleições Municipais 2024
- Ouvidor define ordem de sabatinas a candidatos; confira
- Bira Carvalho é sabatinado pelo Ouvidor
- Clebão é sabatinado pelo Ouvidor
- Vice-prefeita participa de sabatina do Ouvidor
Chinchilla já iniciou a sabatina esclarecendo as acusações de sua vice-prefeita, Teresinha Pedroso, que, na semana passada, apontou o que ela chamou de superfaturamento nos contratos da educação. O prefeito garantiu que o contrato mencionado por Teresinha respeitou o processo licitatório.
“A desinformação é tanta que nem se deram ao trabalho de ver se isso é uma ata ou contrato. Tudo está à disposição dos moradores e dos órgãos de fiscalização, que podem checar se houve superfaturamento, como dizem. Coloca-se em dúvida a lisura e a boa intenção da pessoa em fazer uma denúncia como essa após três anos e meio em que esteve junto conosco e teve oportunidade de denunciar qualquer tipo de irregularidade e não o fez. São coisas completamente eleitoreiras”, destacou Chinchilla.
O prefeito pontuou o novo perfil de emprego em Santa Isabel, que, não só por meio do setor industrial, mas também tem buscado capacitar os novos trabalhadores por meio da tecnologia e robotização: “Fizemos parceria com o Sebrae e o Senai, que investiram mais de um milhão nos últimos anos na cidade, o que tem capacitado a nossa mão de obra para as verdadeiras realidades da cidade”, disse.
Na Saúde, Chinchilla lamentou a falta de atuação do governo do Estado em fornecer a quantidade de vagas ao município para consulta com especialistas: “Estamos assumindo um papel que é custoso ao município, mas qual resposta eu dou a uma mãe que procura por um pediatra? Nós compramos 100% da relação municipal de medicamentos; não falta aquele que é de nossa responsabilidade, mas o mesmo não acontece com o Estado nem com o governo federal, infelizmente”, disse.
- Receba os conteúdos do Ouvidor no seu WhatsApp
A sabatina teve como avaliadores o jornalista Roberto Drumond e a advogada Dra. Juliana Magalhães, presidente da Comissão de Direito do Trabalho e Relacionamento com o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, da OAB Isabelense.
Casado, pai de cinco filhos e com 56 anos, Chinchilla está em sua terceira disputa eleitoral. Seu ingresso à prefeitura ocorreu em 2016, ano em que foi vice da ex-prefeita Fábia Porto.