Chinchilla busca experiência para implantar Tarifa Zero

Ex-vereador comemora que seu projeto vai representar significativa economia para a população isabelense

Troca de experiências entre Josué Ramos, o engenheiro Reinaldo Nunes e o prefeito Carlos Chinchilla abre caminho para “Tarifa Zero”.

Nessa semana o ex-vereador Reinaldo Nunes levou o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla até Vargem Grande Paulista onde o projeto de Tarifa Zero foi implantado com sucesso em outubro de 2019.

Assuntos relacionados

Foi nesse mesmo ano que Reinaldo apresentou o projeto na Câmara de Santa Isabel que, desacreditando, o rejeitou. Ao iniciar a sua campanha para prefeito, Reinaldo o incluiu em seu plano de Governo, mas que agora passou a fazer parte da gestão do atual Prefeito.

Em Vargem Grande Paulista os isabelenses foram recebidos pelo prefeito Josué Silveira Ramos (PL) que explicou desde a origem até as formas de se implementar o projeto.

Contou que a tarifa zero é válida apenas em determinados horários e nas linhas mais usadas pela população. Segundo ele é necessário criar uma parceria entre a Prefeitura e a iniciativa privada que contribui com uma taxa mensal, parte do que já é gasto com o Vale Transporte: “Desse modo o empresário reduz a sua despesa com o Vale e capitaliza o Fundo criado pela Prefeitura para subsidiar o transporte e a população economiza nas despesas com os ônibus”.

Em Vargem, através de leis municipais, foi criado o Fundo de Transporte e Trânsito Urbano (FMTU) que tem como receita as dotações orçamentárias; as multas de trânsito; a taxa de transporte público de passageiros; as taxas de publicidades nos próprios veículos e nos pontos de ônibus. – Foi uma grande conquista para a população de Vargem Grande Paulista, conta o Prefeito que foi reeleito nas últimas eleições com 51% dos votos. Ele acrescenta que Vargem é o 14º município no país a adotar o sistema e o primeiro em São Paulo.

Embora seja um defensor do sistema, o ex-vereador Reinaldo pondera que existem diferenças substanciais entre os dois municípios, o que exigirá um estudo mais aprofundado e mais amplo que o realizado em Vargem Grande. – Os dois municípios têm muito em comum: Vargem tem uma população de pouco mais de 50 mil habitantes em uma área de 42 km². Enquanto Santa Isabel tem 58 mil habitantes espalhados por mais 363 km², uma densidade habitacional mais rarefeita e um índice de industrialização menor.

Mas isso não inviabiliza o projeto, destaca e acrescenta o Engenheiro, “vai exigir um pouco mais de contrapartida da administração”. Segundo ele, em Santa Isabel atualmente a Prefeitura dispende 600 mil reais com o transporte, “enquanto em Vargem a despesa não chega a 400 mil e permite a substituição dos ônibus mais antigos por novos”.

Através de suas redes sociais o prefeito Carlos Chinchilla expressou o seu entusiasmo e sua gratidão ao ex-vereador e mais ainda ao prefeito Josué. Anunciou também que as primeiras medidas visando a viabilização do projeto já estão sendo tomadas seguindo as recomendações do Prefeito cujo município foi o pioneiro no Estado de São Paulo. Chinchilla finaliza garantindo que com a “Tarifa Zero”, os moradores de Santa Isabel deixarão de fazer compras nos municípios vizinhos, gerando mais renda, emprego e economia na cidade.

Lamentando que seus colegas do Legislativo não tenham compreendido o projeto na ocasião em que o apresentou, o ex-vereador Reinaldo comemora que o atual Prefeito tenha visto pessoalmente as vantagens oferecidas pelo sistema e acredita que desta vez a população será beneficiada não só na economia, mas também na qualidade de vida oferecida por veículos novos e administrados pela própria Prefeitura, comprovando o que ele sempre defendeu: “Santa Isabel pode e vai dar certo!”

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments