Falta pouco para que Santa Isabel passe a ter uma cobertura completa de fiscalização por meio de câmeras de segurança. Com investimento de R$750 mil, a cidade será vigiada 24 horas por dia, por meio de uma Central de Monitoramento, que contará inicialmente com 25 câmeras instaladas em pontos estratégicos. As imagens, compartilhadas junto com a Polícia Militar, prometem dar resposta rápida a eventuais ocorrências criminais.
Nesta semana, o município iniciou a instalação dos postes que receberão às câmeras de monitoramento. Ao todo, serão 10 câmeras inteligentes e outras 15 speed dome. Os equipamentos ficarão instalados a uma altura mínima de 10 metros. Alguns dos locais contemplados com a instalação das câmeras foram as praças da Bandeira e Fernando Lopes, na região central, o Parque Municipal, os bairros Monte Serrat, Jd. Novo Éden e Jd. Eldorado, além de outros pontos estratégicos.
O secretário de Segurança e Trânsito de Santa Isabel, Capitão Domingos Martins explica que os locais de instalação foram definidos junto com a Polícia Militar, a fim de prevenir possíveis ações criminais, além de dar resposta rápida, aos eventuais crimes ou outras ações indesejadas que possam vir a acontecer.
As câmeras inteligentes serão capazes de identificar os veículos que transitarem pela cidade e que possam vir ater queixa de furto ou roubo, além de mandados de busca e apreensão. Já as câmeras speed dome, são consideradas de longo alcance, que permitem uma maior cobertura de monitoramento.
“Os equipamentos poderão tanto identificar atitudes de pessoas suspeitas, mas também a procedência dos veículos que entram e saem da cidade”, disse Martins. Ainda de acordo com Capitão, embora a Central de Monitoramento ainda não esteja ativa, o município já conseguiu provar, por meio das câmeras do radar e a integração delas junto ao Sistema Detecta, que os equipamentos auxiliam positivamente no trabalho da PM.
O Sistema Detecta é uma plataforma do Governo do Estado de São Paulo e que integra dados e informações policiais da América Latina, o que permite realizar com celeridade, a correlação de informações para auxiliar a tomada de decisões das forças policiais.
A Central de Monitoramento está sendo instalada nas dependências da Secretaria de Segurança e Trânsito e contará com monitores de alta potência, além de computadores e telão de alta definição que permitirá as equipes terem uma visão ampla dos pontos de segurança da cidade. A previsão é que a Central esteja em pleno funcionamento nos próximos 30 dias e equipes deverão se dividir em plantões na madrugada, aos fins de semana e feriado.
O prefeito Dr. Carlos Chinchilla se diz bastante esperançoso com a criação da Central de Monitoramento e que as câmeras serão uma importante ferramenta no combate e prevenção da criminalidade: “Santa Isabel será uma cidade monitorada e a criminalidade terá receio de agir aqui. Estamos investindo em segurança pública, para que o isabelenses possa continuar vivendo em uma cidade de paz”, finaliza.