A transferência do canil municipal de Santa Isabel, que passou anos sob responsabilidade da secretaria de Saúde, para o Meio Ambiente, ocorreu no último dia (01). Com a mudança os profissionais do setor, sendo três veterinários, passam a integrar a equipe de 16 profissionais do bem-estar animal, fortalecendo as ações de fiscalização contra maus-tratos a animais na cidade.
Foi notícia no Ouvidor
- Animais silvestres nas residências? Veja o que fazer
- Frente fria chega ao Brasil nesta quinta-feira; veja temperaturas na região
- Arujá celebra Padroeiro Senhor Bom Jesus nesta terça (6)
A mudança vem na esteira da reorganização dos setores municipais que acontece na prefeitura de Santa Isabel, após a aprovação da reforma administrativa na Câmara Municipal no fim do ano passado. Embora, sendo essa uma transferência já cogitada de acontecer em gestões passadas, pautada em inúmeras reuniões do Conselho Municipal de Saúde, que apontavam para a irregularidade no uso de recursos da Saúde na manutenção do canil e o custeio de cirurgias como castração de animais, por exemplo.
Com três veterinários, Buosi explicou ainda que deu início no setor ao atendimento do profissional em casas de famílias em situação de vulnerabilidade ou que não consigam se dirigir com seus animais doentes até o canil municipal: “No caso de famílias que, comprovadamente, não consigam arcar com o custo da visita de um profissional veterinário, nós temos uma profissional que já está designada a este atendimento clínico nas residências e se necessários encaminharemos o animal para um tratamento mais completo junto ao nosso canil municipal”, explicou.
Animais doentes e campanhas de vacinação seguirão com a Saúde
A zoonose continuará sob responsabilidade da Saúde, afinal cabe a este setor a responsabilidade do cuidado e tratamento de animais doentes que possam por ventura contaminar outros animais ou até mesmo seres humanos. Buosi esclarece ainda que as tradicionais campanhas de vacinação como a antirrábica, por exemplo, também continuarão com a Saúde.
“Não temos o suporte nem a mão de obra necessária para absorver o setor de zoonoses, mas em muitos casos trabalharemos juntos, dando suporte necessário um ao outro”, disse.
O secretário João Buosi disse que busca junto dos setores do Jurídico da Prefeitura, bem com a vigilância sanitária, a liberação para a construção de um espaço que servirá como lar temporário para separar os animais sadios dos cães e gatos doentes do canil municipal e assim encaminhá-los para a devida adoção responsável. O Secretário pontuou ainda, que promoverá parcerias com órgãos como IBAMA, Fundação Florestal e Policia Militar Ambiental, a fim de fortalecer ainda mais as operações e combater os maus-tratos a animas na cidade.
- Receba os conteúdos do Ouvidor no seu WhatsApp
Denúncias de maus-tratos a animais em Santa Isabel podem ser realizadas de forma anônima a diretoria de bem-estar animal por meio do telefone (11) 4656-8704 ou na Ouvidoria Municipal (11) 4656-1000.