Campanha da pólio termina mais uma vez abaixo da meta

Já é o décimo ano seguido que o Brasil não atinge a meta de vacinação contra a poliomielite. Em Santa Isabel mais de 700 crianças ainda não completaram o esquema vacinal

Mesmo sem atingir a meta, a Campanha de Vacinação contra a poliomielite acaba na próxima segunda-feira, 31/10. As cidades seguirão com o imunizante disponível nos postos de saúde, mas convencer pais e responsáveis sobre a importância da imunização ainda é uma tarefa árdua. Em todo o Brasil, a meta do Ministério da Saúde, de 95%, não foi atingida pelo décimo ano seguido e cada vez mais o risco da paralisia infantil em massa preocupa as autoridades de saúde.

Veja Também

Nesta semana o Jornal Ouvidor promoveu uma entrevista com um personagem importantíssimo da campanha contra a pólio, o Zé Gotinha. Junto com ele, o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Bruno Felipe, responsável pela organização das campanhas de imunização em Santa Isabel, explicou sobre a importância da vacinação, principalmente para o público infantil.

O profissional explica que o Programa Nacional de Imunização (PNI) recomenda que a vacinação contra a pólio seja administrada em três etapas. Primeiro aos 2, 4 e 6 meses de idade, conferindo uma imunidade que só é reforçada aos 15 meses e o segundo aos 4 anos, com as gotinhas da vacina via oral. “No período de 1 a 4 anos, as crianças ainda precisam fazer a dose de reforço anual”, completa o enfermeiro.

No último, 17/10, dia em que foi celebrado o Dia Nacional da Vacinação, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga fez um apelo aos pais para que levem seus filhos para serem vacinados contra a pólio. O Brasil vacinou apenas, 65% do total de sua meta de pouco mais de 11 milhões de crianças dentro da faixa etária.

De acordo com Bruno Felipe, a secretaria de Saúde possui uma equipe que atua de forma conjunta na identificação de crianças que não estão com a imunização completa e esse trabalho começa pelos agentes comunitários de saúde: “Nossos agentes fazem a visita de casa em casa, buscamos cercar a famílias de informações sobre a importância de completar o esquema vacinal, mas ainda assim há pouca conscientização”, disse.

Bruno e o Zé Gotinha participaram do Programa de Frente com o Ouvidor, na segunda-feira, 24/10, dia em que foi celebrado o Dia Mundial de luta contra a poliomielite. Até este dia Santa Isabel havia atingido 76,5 dos 95% da meta proposta pelo Ministério da Saúde. 724 crianças ainda não foram levadas as salas de vacinação para tomarem a dose de reforço contra a pólio.

Novas Campanhas

Nesta semana, Santa Isabel deu início as campanhas de vacinação contra a Meningite (ACWY) voltada a adolescentes de 11 a 14 anos e do HPV, que previne contra câncer de colo do útero nas mulheres e de pênis nos homens na idade adulta.

A vacina está disponível para crianças e adolescentes de 09 a 14 anos de ambos os sexos, em todas as unidades de saúde. A vacina contra o HPV também previne contra doenças sexualmente transmissíveis e precisa ser tomada em duas fases, com dose de reforço a ser repetida após seis meses da primeira aplicação.

A entrevista completa com o enfermeiro Bruno Felipe e o Zé Gotinha, pode ser conferida em nosso canal oficial no Youtube.

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments