Brasil se vinga da Croácia no Mundial de bocha e fatura ouro

Pernambucana Andreza Vitória derrotou a croata Dora Basic por 3 a 1 na final do Mundial de Bocha que acontece no Rio

Andreza Vitória comemora vitória no Mundial de bocha no Rio | Foto: Dantas Júnior / Ande / Divulgação

Se no futebol o Brasil não conseguiu bater a Croácia, no mundial de bocha a história foi outra. No último sábado, 10/12, a pernambucana Andreza Vitória derrotou a croata Dora Basic por 3 a 1 na disputa final e conquistou a medalha de ouro no Mundial da modalidade que acontece na Arena Carioca 01 no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Com este título mundial, o Brasil chegou à sua oitava medalha conquistada na história da competição.

Veja Também

Andreza, é de Recife e foi diagnosticada com a Síndrome de Leigh (LI), uma doença neurodegenerativa hereditária rara que afeta o sistema nervoso central. Apesar de já ter experiência internacional com participações nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e na Copa América de bocha, no ano passado, é a primeira vez que Andreza participa do mundial de Bocha Paralímpica.

Andreza Vitória realiza arremesso de bola de bocha no CT Paralímpico | Foto: Ale Cabral / CPB

Na fase de grupos, venceu a tcheca Katerina Curinova por 6 a 2, a polonesa Kinga Koza por 6 a 3, e Yushae Andrade, de Bermudas, por 5 a 2.

Nas quartas de final, derrotou a tailandesa Satanan Phromsiri por 5 a 1 antes de aplicar 5 a 0 na japonesa Yuriko Fujii, décima colocada no ranking mundial, na semifinal.

Já na decisão, teve o comando da partida desde o início. Abriu o placar na primeira parcial, e ampliou um ponto nos dois períodos subsequentes. Na última parcial, administrou o jogo e, nem o ponto da croata no fim do confronto, causou incômodo na brasileira.

Agora, são três ouros, três pratas e dois bronzes, conquistados em três edições – Lisboa 2010, Pequim 2014 e Rio 2022. O mundial de bocha Paralímpica que começou no último dia 06/12, chega ao fim nesta terça-feira, 13/12.

As partidas estão sendo transmitidas ao vivo pelo Youtube da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), organizadora do evento.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments