Boato alarmante sobre Covid-19

Notícia de novas variantes multiplica boato de que as unidades de saúde estão sobrecarregadas. Autoridades recomendam não compartilhar informações sem verificar a fonte

Leitos Covid
Período de pandemia da Covid-19 na cidade de Arujá. Foto: Assessoria ITDM

Esta semana, circulou nas redes sociais e em uma centena de grupos de WhatsApp mensagens alarmantes sobre o suposto acúmulo de pacientes com diagnóstico positivo de variantes da Covid-19 nos postos de saúde da cidade. É boato.

Veja Também

De acordo com a Prefeitura de Santa Isabel, as unidades de saúde seguem com agendamento de rotina, este fato alarmante que supostamente circula na rede social não é verídico.

Há 33 casos positivos e ativos de Covid-19 no município. “Desses, foi realizado teste rápido antígeno, identificando a presença do SARS-COV2, mas não a sua variante”, ressalta.

A prefeitura informa que, se identificar nova variante, irá comunicar a população em tempo real e ao mesmo tempo tomará medidas sanitárias cabíveis.

“O Ministério da Saúde não emitiu comunicado sobre as novas variantes, mas houve informe epidemiológico da gestão Estadual: os dados epidemiológicos não sugerem o aumento na gravidade da doença e não é possível estabelecer se as vacinas disponíveis conferem proteção contra esta sublinhagem. Entretanto, mutações adicionais do vírus podem ter conferido vantagem de escape imunológico em relação às outras sublinhagens da Ômicron e, assim, pode ocorrer maior risco de reinfecção em pessoas com histórico de infecção pela Covid-19”.

A OMS continuará monitorando as sublinhagens da Ômicron e demais variantes de preocupação, e recomenda aos países o monitoramento contínuo das variantes, notificação dos casos sequenciados, análises dos dados e vigilância em saúde.

Covid em Arujá

A Prefeitura de Arujá informa que o município registrou 31 casos positivos e ativos, sem confirmação de variantes. “E toda informação confiável sobre a Covid-19 é disponibilizada no site da prefeitura, com a recomendação de manter todos os cuidados de todas as variantes”, finaliza.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments