Há séculos, a história é palco da relação da arte com azulejos, seja através de cores, imagens ou, até mesmo, texturas. Sendo assim, não é uma surpresa que, hoje, estejam disponíveis no mercado da arquitetura e decoração peças que exibem traços originais e novas interpretações dos padrões tradicionalmente conhecidos, que podem ser combinadas com diversos materiais e incorporadas em projetos dinâmicos, lúdicos e modernos.
Os revestimentos Bauhaus, da Eliane, por exemplo, adaptam-se em diferentes estilos de ambientes. As infinitas possibilidades de grafismos e estampas levam cor na medida certa para as paredes por meio de painéis, com pontos de respiro e leveza. Aplicadas individualmente ou mescladas, as tonalidades de azul, cinza e amarelo harmonizam perfeitamente e brincam com as nuances que criam movimento. Disponíveis no formato 14,5×14,5cm e acabamento acetinado.
Mais sobre casa e designer
- Bora combinar a decoração da casa com o seu signo?
- 3 espécies de suculentas para sua decoração
- Dicas de decoração que podem facilitar a limpeza de casa
Poente, por outro lado, é um azulejo de padrões extremamente simples, mas com grandes possibilidades criativas devido à sua tonalidade off white. As versões Linha e Arco, também disponíveis com elegantes aplicações em ouro, apresentam um discreto acabamento acetinado, podendo ser aplicadas individualmente ou em conjunto, proporcionando identidade única e modernidade à tradicional azulejaria de formato 15x15cm.
Por fim, o artista italiano do período neoclássico, Antônio Canova, dá nome ao azulejo artístico que é leve e complexo ao mesmo tempo. Disponível nas versões preto e branco, e formato 29x29cm, remete ao conceito do artista, trazendo moderação e equilíbrio, além de uma harmonia entre os excessos e o sóbrio, o dia e a noite. As linhas geométricas, em uma presença marcante de Pólen – a cor do ano da Eliane – sobre o acabamento acetinado, permitem criar com liberdade em forma ordenada ou aleatória. O resultado são padrões dinâmicos e tridimensionais.