
A invisibilidade das pessoas em situação de rua se torna cada vez maior e a violência contra elas também, o que mostra a importância do trabalho feito pela Associação Afro de Santa Isabel, para a ressocialização dessas pessoas.
Veja Também
- ACISI e representantes discutem situação dos pedintes
- Após mais uma morte, prefeitura reafirma ações de abordagem social
- Homem é encontrado morto dentro do banheiro
Agora, no ano de 2023, a Prefeitura de Santa Isabel tem se voltado à causa, e oferecido apoio para que esse trabalho seja feito de forma constante junto a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento Social, proporcionando atendimento médico e trabalho remunerado aos acolhidos.
A Associação Afro realiza o trabalho de inclusão social desde o ano de 2017, mas somente em 2019 decidiu focar no atendimento de moradores em situação de rua. A casa de passagem tem recebido homens de 18 a 59 anos com transtornos mentais leves, onde é realizado o atendimento psiquiátrico, oferecido lar temporário e o acompanhamento da assistência social para restabelecer o vínculo familiar.
Com a parceria da Prefeitura de Santa Isabel, além do acolhimento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem proporcionado a oportunidade do emprego remunerado, dando prioridade na frente de trabalho e em vagas de empresas parceiras. “Ajudamos cada um deles para que tenham uma vida digna e independente” falou a presidente da instituição, Fabiana Oliveira.
O vice-presidente e coordenador geral, André Luís Araújo, acrescentou que atualmente no município existem 14 pessoas em situação de rua e 9 abrigadas na casa de passagem. Com o apoio da Prefeitura, será possível acolher mais cinco pessoas além das nove que já se encontram em tratamento. “Para aqueles que conhecem alguém que precisa de ajuda e se encaixa no perfil da Associação Afro, podem ligar no número (11) 4680-1116 que enviaremos nossa equipe para verificar e trazê-los para um lar.”