O anúncio foi feito pelo governador do estado Tarcísio de Freitas (Republicanos), na quinta-feira, 23, em encontro promovido no Palácio dos Bandeirantes que analisou e aprovou os editais destinados à concessão de serviços de construção e gestão de 33 escolas estaduais através da parceria público-privada (PPP). De acordo com o Governador, os investimentos devem ultrapassar R$ 2,1 bilhões pelos próximos 25 anos.
Foi notícia no Ouvidor
- Vítima de violência doméstica não poderá ser desqualificada em julgamento
- Primeiro anfiteatro municipal é inaugurado em Arujá
- Audiência da Alesp debate orçamento do estado em Santa Isabel
Tarcísio espera realizar leilão de concessão das escolas até setembro deste ano. 29 cidades já foram selecionadas para receber as novas unidades que serão voltadas para o ensino fundamental e médio. O governo explicou que os investimentos serão divididos em dois lotes. O primeiro deles, o Oeste, envolve a construção de 17 escolas, com 462 salas de aula e 17,1 mil vagas. Já o segundo, Lote Leste, do qual Arujá faz parte, terá 16 unidades de ensino que vão atender 17,6 mil alunos em 476 salas de aula.
As novas escolas terão três modelos, com 21, 28 e 35 salas de aula. Além disso, a estrutura contará com ambientes integrados e interligados, uso interativo de tecnologia, auditório de múltiplo uso, ampliação de espaços esportivos e culturais, espaços de vivência, espaços para estudo individualizado e espaços de inovação.
Também por meio da parceria público-privada, Tarcísio anunciou que estuda novas concessões para a reforma de outras 147 escolas como forma de ampliar a gestão privada dos serviços de zeladoria das escolas estaduais.
Os anúncios foram realizados durante a 45º Reunião Conjunta Ordinária do Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas (CGPPP) e do Conselho Diretor do Programa de Desestatização (CDPED), que é presidido pelo vice-governador Felicio Ramuth. Além da construção das novas escolas, o governador também anunciou a concessão dos serviços de loterias do estado e projetos de mobilidade urbana para novos investimentos nos transportes sob trilhos.
- Receba os conteúdos do Ouvidor no seu WhatsApp
Pacote de concessões, anunciado nesta semana, projeta um total de mais de R$ 36,4 bilhões de investimentos para o estado.