Arujá agora tem UTI Neonatal

Serviço vem de encontro às ocorrências de risco em 17% dos pré-natal registrados na cidade, segundo secretário de Saúde.

O Prefeito de Arujá Dr. Luis Camargo saldou o secretário de Saúde Leonardo Reis “Uma grande conquista para a nossa cidade”, disse Camargo.

A Prefeitura de Arujá, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou a primeira UTI Neonatal da cidade. As obras, iniciadas em abril deste ano, foram concluídas com recursos obtidos por meio de emendas parlamentares, mas sobretudo pelo empenho da administração municipal em cumprir uma das primeiras promessas do governo.

Veja Também

O novo equipamento foi instalado anexo a Maternidade Municipal Dalila Ferreira Barbosa, e está equipada com quatro leitos fixos que, segundo o secretário de Saúde, Leonardo Reis, também dispõem de respiradores e incubadoras de última geração, além de um leito transitório, responsável para o transporte do paciente.

“Essa UTI vem em momento oportuno, no qual conseguiremos estabilizar todo e qualquer tipo de bebê, dando a ele, o suporte necessário naquele período para determinarmos se o recém-nascido precisa ou não de transferência para outro Hospital”, disse o secretário em entrevista ao Ouvidor.

De acordo com Leonardo, Arujá tem em média, 85 pacientes por mês que realizam partos no município, deste total, cerca de 10% destas crianças, podem vir a precisar de um leito de UTI.

“Temos em torno de 17% atendimento de gestantes de alto risco, e que se não forem bem tratados, os bebês podem depender de um leito UTI. Esse dado reforça a importância do pré-natal principalmente quando realizado de maneira correta, o que diminui a chance de futuras complicações no parto”, reforça Leonardo.

O Secretário ainda ressalta que, dependendo do estado de saúde da criança, pode vir a ser necessário transferi-la para uma unidade de suporte mais avançado, nessas horas o município continuará acionando a Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS), do governo do Estado. No entanto, é notório que a implantação dos quatro novos leitos de UTI neonatal em Arujá ajudará não só ao município, mas também desafogará a longa fila do CROSS que atende as urgências de todo o estado de São Paulo.

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments