O programa “Rota Livre”, que concede acesso gratuito aos ônibus municipais de Santa Isabel, completou cinco meses de funcionamento na última quarta-feira (1). Dados da secretaria de trânsito revelam que neste período, a busca pelo transporte público aumentou cerca de 354% em relação ao mesmo período de 2023, quando a locomoção ainda era paga.
Foi notícia no Ouvidor
- A partir do dia 1, o ônibus é de graça
- Saúde intensifica vacinação contra a febre amarela
- Prefeitura entrega oficialmente nova ponte do Bairro Brotas
Segundo o secretário de trânsito de Santa Isabel, Capitão Domingos Martins, as linhas que possuíam entre 660 a 1,100 passageiros em 2023, chegaram a registrar aproximadamente 5 mil pessoas por dia, até maio deste ano.
No entanto, mesmo com os destaques para a gratuidade, acessibilidade e a nova frota de 16 veículos (oito novos e oito seminovos), usuários relatam a superlotação, proveniente da falta de horários regulares das linhas municipais.
Para bairros como o Monte Negro, o intervalo entre um ônibus e outro pode ultrapassar mais de uma hora nos horários de pico. Já para demais bairros afastados, como o Cachoeira, a espera aumenta para 4h10 em dias úteis, como no intervalo entre 19h e 23h10. Em finais de semana, a mesma linha oferece apenas dois horários: 06h e 17h40.
A estudante Angélica Talita utiliza o programa “Rota Livre” frequentemente e afirma que muitas vezes os ônibus circulam “extremamente cheios, uma vez que todos pegam no mesmo horário para não ter de esperar horas para voltar para casa”. Ela e outros passageiros entrevistados reconhecem que este tem sido o único empecilho na utilização dos ônibus municipais.
Questionado, Capitão Martins ressaltou que atualmente “os horários estão de acordo com a demanda de passageiros”. Logo, para a solicitação de novos itinerários, “é necessário um ofício junto ao departamento de transporte, para colocação de horários em quaisquer linhas”.
- Siga o canal oficial do Ouvidor no WhatsApp
Quanto às linhas superlotadas, ele afirma que a secretaria de segurança, trânsito e mobilidade urbana, após a efetiva implantação e consolidação do “Rota Livre”, “realizará estudos para a suplementação de vagas nas linhas ou de novos horários, ações estas que devem acontecer ainda em julho deste ano”, finaliza.