Operação Khalifa: advogado de Santa Isabel está entre 11 condenados pela justiça

Réus foram acusados de integrar o Primeiro Comando da Capital (PCC), incluindo advogado que aderiu aos delitos da facção criminosa.

Advogado isabelense está entre condenados após operação do MPSP.
Advogado isabelense está entre condenados após operação do MPSP.

A Justiça de primeiro grau condenou 11 réus em duas ações da Operação Khalifa, deflagrada em abril de 2024. E que cumpriu mandados de busca apreensão e prisão em várias cidades paulistas dentre elas Santa Isabel e Arujá.

  • Clique AQUI faça parte da nossa comunidade e receba todos conteúdos do Ouvidor em seu WhatsApp

Na época, operação atingiu o advogado isabelense Marco Antônio, conhecido como Paçoca, que está na lista dos condenados pela justiça. De acordo com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), as penas, somadas, ultrapassam 220 anos de reclusão.

Marco Antônio atuava como advogado do narcotraficante Anderson Lacerda Pereira, o Gordão, preso em setembro de 2022 na cidade de Poá.

Foi notícia no Ouvidor

Segundo consta da primeira denúncia oferecida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), os réus estruturaram uma organização criminosa voltada à prática de agiotagem. O grupo realizava empréstimos para as vítimas, geralmente comerciantes, com juros elevados. Caso não houvesse pagamento, as vítimas eram gravemente ameaçadas, com algumas delas sendo submetidas ao “Tribunal do Crime”.

Na segunda ação penal, os réus foram acusados de integrar o Primeiro Comando da Capital, incluindo dois advogados que aderiram aos delitos da facção criminosa. Além do crime de organização criminosa, os réus receberam condenação por extorsão qualificada e usura.

A reportagem do Jornal Ouvidor entrou em contato com a assessoria do MPSP para pedir explicações a respeito das condenações imputadas contra o advogado Marco Antônio e aguarda um parecer do órgão. A reportagem também tentou contato com a defesa do advogado, mas a família optou por não se manifestar.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments