A oportunidade

turismo
Roberto Drumond - Editor chefe do Jornal Ouvidor.

A secretaria do Turismo de São Paulo, atualmente sob o comando do isabelense Roberto de Lucena, realizou uma pesquisa visando compreender o impacto que o turismo tem sobre as cidades. Foram levantados aspectos positivos, como geração de emprego, melhoria na qualidade das ruas e avenidas, mais e melhores informações sobre os recursos turísticos, maior presença de viajantes nas ruas e também os aspectos negativos: aumento do lixo, maior dificuldade no trânsito, desrespeito à legislação e costumes locais, impactos sobre o meio ambiente, etc. Os aspectos negativos foram citados por menos 20% dos entrevistados.

Veja Também

De modo geral percebeu-se o aumento na porcentagem de pessoas que consideram o turismo bom para as suas cidades: 85% dos entrevistados revelaram que a presença de visitantes beneficia a economia local e para 70%, o turismo ajuda a preservar a cultura local, cria empregos e melhora a qualidade de vida dos moradores.

O levantamento foi realizado através da internet em 393 municípios, entre estancias turísticas e municípios de interesse turístico (MIT) e foram entrevistadas 17.890 pessoas. Mas, embora todos sejam passíveis de serem analisados e certamente oferecerão muitas informações para os gestores do turismo, para efeito de divulgação pela secretaria, foram considerados válidos para citação, apenas aqueles municípios que obtiveram mais de 190 respostas. Apenas 33 municípios ultrapassaram esse índice: da região apenas Igaratá e Jacareí foram considerados com 220 questionários respondidos.

Nem Santa Isabel, terra do Secretário de Turismo e Arujá, onde ele reside, obtiveram mais do que 190 respostas. A análise dessa ferramenta que qualquer pessoa pode acessar no site da secretaria, oferece uma base sólida para que os gestores do turismo medirem e monitorarem a satisfação dos habitantes locais com o turismo. É sabido que a postura da população é fundamental para o sucesso do desenvolvimento através da indústria que mais cresce no mundo, pois ela divulga o lazer, o entretenimento e a alegria de viver.

Na minha opinião dois fatores influíram no mal resultado das cidades que não obtiveram um indicador significativo. O pouco caso dos gestores que não estimularam a população a responder ou a indiferença dessa população que infelizmente ainda não descobriu o quanto o turismo pode fazer pelo desenvolvimento das cidades.

Estamos com duas forças importantes dentro do governo do Estado: o secretário Roberto de Lucena e o recém-eleito presidente da Assembleia Legislativa, deputado André do Prado. A hora é boa, precisamos apenas abrir os olhos e embarcar na oportunidade.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments