Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.427 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.
IGARATÁ
NOTA 10 – A nota divulgada nesta coluna semana passada de que existia a possibilidade de um grande ídolo popular que é 10, ser candidato a Prefeito de Igaratá, viralizou. Fazendo a leitura do que foi divulgado, leitores já postaram fotos de um grande, em todos os sentidos, cantor e ícone da música sertaneja, como sendo o ídolo citado. Pela repercussão e aceitação, é tocar o berrante, que pinga (voto) ni min.
MÍNIMO – Foi sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas, a lei que estabelece o novo salário mínimo paulista com valor de R$ 1.550. O novo valor é superior ao salário mínimo nacional e passa a vigorar a partir do dia 1º de junho.
NO MÍNIMO – Em Igaratá tem lei municipal instituindo o salário mínimo paulista como piso para o funcionalismo municipal. O reajuste não passou despercebido pelos vereadores de oposição, que irão apresentar o pedido para que haja a correção de salário para todas as categorias que se encaixem como beneficiárias do novo valor do piso. É bastante gente!
LIXO – A Escola Petronilha, no Jardim Rosa Helena, tem proporcionado a seus alunos aulas práticas de educação ambiental, só que no metaverso, ao avesso daquilo que deveria ser. Isto porque, a empresa que realiza a coleta de lixo na cidade se instalou num terreno como vizinha do prédio da escola e em área restritamente residencial.
LIXO 2 – Junto aos veículos de coleta de lixo vieram o mau cheiro, insetos, reclamações de vizinhos e a escancaração da falta de planejamento e de preservação ao meio ambiente equilibrado. Sem falar da falta de bom senso da Prefeitura em permitir a instalação deste tipo de empresa, em espaço bem ao lado de um prédio escolar, que acolhe centenas de estudantes diariamente.
DEU CHABU – O Arraiá de Igaratá que foi anunciado gerando grandes expectativas, pelo menos num primeiro momento deu a famosa “flopada”. Flopar é uma gíria para falar que algo não atingiu as expectativas do público, não obteve atenção ou não teve o resultado esperado.
DEU CHABU 2 – A empresa organizadora comunicou que serão realizados apenas os shows dos dias 16, 17, 24 e 25 de junho. Foram cancelados os shows dos dias 02, 03, 09 e 10 de junho. Também informou a devolução dos valores eventualmente pagos ou a possibilidade de troca de datas dos ingressos.
DEPENDENTE – Neste ano de 2023, a emancipação político-administrativa de Igaratá completa 70 anos, Contudo, num assunto específico Igaratá permanece dependente e vinculada a Santa Isabel e o que é pior, acomodada na posição de utilizar o serviço do vizinho, sem pagar o que realmente deveria por isso.
DEPENDENTE 2 – E essa situação vergonhosa ocorre justamente em relação à assistência às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Sem contar com serviço próprio de acolhimento institucional, ou abrigo, como é popularmente conhecido, as crianças e adolescentes que por diversos motivos são afastadas das famílias, são acolhidas em Santa Isabel, por ser sede da Vara da Infância e Juventude.
DEVEDORA – Fato é que Igaratá não tem pago o custo real deste serviço para Santa Isabel. Quem fez o apontamento foi o Tribunal de Contas. A desculpa é sempre a mesma, falta de dinheiro. Pela relevância do tema, se deixar de gastar num monte de bobagens por aí, o dinheiro aparece.
A FAVOR DO CRIME – Um projeto de lei de autoria do vereador Silvio, que previa a obrigatoriedade de instalação de vídeo monitoramento em todos os prédios escolares de Igaratá, foi rejeitado pela Câmara Municipal. Votaram a favor do projeto apenas os vereadores Silvio Jorge, Albert Ursão, Gabriel Prianti e desta vez também a vereadora Bruna Lourenço. Os demais rejeitaram.
CASO PERDIDO – Se nem diante de toda comoção que a violência em escolas, que ocorreram em todo o país, tem causado mobilizando toda a sociedade, classe política, educadores, etc, para lançar mão de todos os meios possíveis para prevenir essas tragédias foi capaz de convencer os vereadores que rejeitaram o projeto de lei, realmente não dá para esperar mais nada deles, é caso perdido.
LEI PRA TODOS – A Prefeitura criou a regra, mediante lei, de que o serviço público municipal não recolhe mais entulho das vias públicas. Quem quiser esse serviço tem que contratar máquina e caçamba particulares. Agora, adivinha quem não cumpre a regra? A própria Prefeitura!
BENEFÍCIO PARA ALGUNS – Parece até piada, mas é sério. Nesta semana, máquina e caminhão da Prefeitura que estavam realizando este tipo de serviço particular, negado para a maioria, mas realizado para alguns poucos agraciados, foi devidamente filmado e publicado nas redes sociais. Bombou!
CAPOTAMENTO – Um caminhão da Prefeitura que, segundo testemunhas trafegou em alta velocidade pelas ruas da Prainha, acabou capotando na confluência da rua José Alves Filho. Pela atitude dos funcionários que estavam no local, deve ter sido bem divertido, pois todos eles estavam rindo da aventura. Felizmente não teve vítima a lamentar.
SANTA ISABEL
PONTES – Santa Isabel é uma cidade dividida pelo ribeirão Araraquara. Para ligar um lado ao outro existem 10 pontes. A Sabesp quer interditar duas delas, fundamentais para o fluxo do trânsito, para fazer a passagem do emissário de esgoto e da rede de abastecimento de água.
PONTES 2 – A julgar pelo ritmo das obras demonstrado nas interdições já realizadas, o trânsito da cidade que já é complicado, vai piorar ainda mais. E o que é pior: a Sabesp insiste que tem de fazer o trabalho ou terá de responder pelo contrato não cumprido. O setor de segurança e trânsito reluta em dar autorização, sabe que se cortar duas pontes a cidade vai ficar engarrafada.
CANALIZAÇÃO – A Prefeitura recebeu do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) a notícia da liberação de 1,2 milhão de reais para a canalização do trecho 7 do ribeirão Araraquara. O trecho beneficiado chega até a escola do Major onde o ribeirão anda solapando as margens e ameaçando construções e vegetação.
ÓCULOS – Cerca de 50 crianças da rede municipal de ensino vão receber, gratuitamente do Lions Club, óculos corretivos dentro do projeto “Ver bem para aprender melhor” feito em parceria com a Prefeitura. A Secretária de educação diz que a triagem vai continuar até todos os estudantes serem avaliados da acuidade visual. Os primeiros beneficiados foram triados de um grupo de 400 alunos.
SEGURANÇA – O projeto de lei aprovado pelos vereadores que obriga a Prefeitura a instalar câmeras nas escolas não deve ter a sanção do Prefeito. O motivo é simples, dos 16 polos escolares do município, 13 já possuem sistema de controle eletrônico e, os três que ainda não possuem, estão apenas esperando a liberação do recurso do Estado destinado exatamente a aquisição dos equipamentos.
PORTAL – Essa semana a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico começou as obras do Portal do Parque do Itaberaba. O trabalho será árduo. Na primeira visita feita ao local, há 15 dias, foi identificada um início de venda de um loteamento clandestino. Feita a autuação desapareceram. Na semana seguinte era outro o grupo de invasores. A esperança é que o Portal contenha a ambição dos vendedores de terras alheias.
ASFALTO – Os defensores da memória estão indignados com a pretensão de um vereador que quer asfaltar o entorno da Igreja do Rosário, ainda pavimentada com pedras como no tempo da colônia. O projeto é deixar o tráfego mais seguro, uma vez que pedras molhadas são convites a escorregões. Mas os memorialistas querem a preservação do único espaço antigo que resiste na cidade.
ERA ASSIM – A exposição exibida no Centro Cultural Chico Fotógrafo mostra dois momentos na vida de Santa Isabel. São fotos que mostram determinados ângulos da paisagem isabelense do século passado comparados com os mesmos ângulos fotografados recentemente. O grande testemunho são as árvores que atestam o tempo.
AGORA ESTÁ ASSIM – A calçada da avenida da República poderia constar da exposição em cartaz no Centro Cultural. De um lado o desenho de mosaicos portugueses e, ao lado dele o péssimo serviço prestado pela Sabesp ao refazer a calçada aberta para a instalação das adutoras de água. Poderia ao menos ser respeitado.
PT – Um ex-líder do Partido dos Trabalhadores em Santa Isabel, usou as redes sociais para alertar a população de que um grupo de pessoas está promovendo reuniões em nome do PT na cidade, o que de acordo com ele, é totalmente falso. Mas o cidadão, já queimado a um tempo no partido, está totalmente desinformado. O grupo se reunirá sim neste domingo, 28, às 9h da manhã no Sindicato dos Servidores Municipais, situado na Av. Brasil, nº103. A reunião que visa a reestruturação do partido na cidade, visando as eleições 2024, terá inclusive a presença do vice-presidente do PT no estado de São Paulo, Fabiano Soares.