Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.411 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.
IGARATÁ
MATINÊ – A sessão matinê começou. Com o estamos em fevereiro, época de Carnaval, alguém pode pensar que trata – se de alguma festa realizada à tarde. Mas não, a sessão matinê no caso, é o novo horário de início de realização das sessões da Câmara de Igaratá, que desde sempre aconteciam a partir das 19 horas, mas que a partir desta semana tiveram início as 16 horas.
MATINÊ 2 – É o tipo de mudança que se você perguntar porquê e para que foi feita, ninguém sabe responder, mas está aí. Se quando era realizada as 19 horas, a frequência dos verdadeiros donos do poder, a população, era irrisória, agora realizada em pleno ápice do horário comercial, daí que vai ficar difícil o comparecimento de alguém.
SEM HORA EXTRA – Enquanto se debate o horário das sessões o presidente da Câmara, vereador Fernando Coppola se defende. Diz que o novo horário permite que as sessões não invadam a noite, exigindo o pagamento de hora extra. Adianta dizendo que quem quiser acompanhar a sessão, pode se dirigir após das 17 horas que ainda verá o momento mais quente dos debates.
MAIS HORA ABERTA – Outra mudança promovida pelo presidente Coppola é a abertura da Câmara. Nas legislaturas passadas o horário do legislativo era a partir das 13 horas. Agora a Casa do Povo abre as 9hrs com a presença de um funcionários cuidando da rotina, e atendendo os cidadãos, os demais chegam na parte da tarde e ficam até mais tarde, nos dias de sessão.
SUPER SINCERO – Mas na primeira sessão matinê da história, o vereador Gilliard, num rompante de sinceridade, tal como aconteceu com o documento assinado pela Secretária de Saúde, que pediu a doação de mais um veículo da Câmara porque a frota da Prefeitura está sucateada, lançou diversas pérolas.
SUPER SINCERO 2 – Primeiramente, Gilliard, disse que ele, o Prefeito e os demais vereadores da situação são todos incompetentes, porque tinham que asfaltar uma rua e ainda não fizeram. É papo reto. Depois, falou que a população agora não era mais trouxa, sinal de que antes deveriam ser.
SUPER SINCERO 3 – E ao final, disse que vereador não tem só que fiscalizar, trazer recursos públicos, denunciar, etc, mas também ajudar gastando dinheiro do “bolso” para dar um remédio, um leite, alguma coisa porque acaba sendo “assistencialismo”. É o vereador do assistencialismo e ninguém tasca. Está aí! Palavras gravadas!
SUCATAS – E voltando à solicitação da doação do carro da Câmara para a Prefeitura, que está com a sua frota sucateada, o assunto nos bastidores está fervendo. Na discussão realizada para discutir a doação, o clima esquentou entre os vereadores.
MAIS UM? – Os vereadores de oposição dizem que já foram doados três veículos da Câmara para a Prefeitura e que hoje, o Legislativo só tem dois veículos e que se ficar com um só, irá prejudicar o trabalho desenvolvido pelos próprios vereadores.
AGORA PODE? – Aceitar isso, dizem que seria atestado de total vassalagem da Câmara para o Prefeito. Lembraram ainda, que na legislatura anterior, quando a direção da Câmara era oposição ao Prefeito, a Câmara tinha cinco veículos e mesmo sendo solicitada a doação pela Prefeitura, se recusaram a doar. Não doaram nenhum.
TIRA A OPOSIÇÃO – Extraoficialmente, o que se comenta é que o real motivo da solicitação da doação do veículo seria a pressão da Prefeitura sobre os vereadores da situação para que doem o veículo para exatamente prejudicar o trabalho dos vereadores de oposição, que vira e mexe, estão presentes para todos os lados e em todos os lugares. E isso incomodaria muito o Executivo.
QUEIMA O SOFÁ! – Sem carro, não teriam como ficar em cima de nada. Seria o famoso “quebrar as pernas” da oposição. É a mesma situação do marido traído que flagrou a esposa com o amante no sofá e não teve dúvidas: Sumiu com o sofá! Só que aí, não é sofá, é o carro. Basta a situação requisitar o carro todo dia que a oposição terá que fazer o que diz Gilliard: enfiar a mão no bolso.
ASFALTO NOVO – Os moradores do condomínio Três Marias estão comemorando. Finalmente, depois de anos de solicitações, a Prefeitura promoveu a pavimentação da rua de acesso ao local. Ali foram aplicados 3131,50 m2 de asfalto. Outro local beneficiado foi a praça Kondiva, na saída para o Bonsucesso onde foram investidos pouco mais de 2000 m2. A Prefeitura informou que o trabalho foi feito com recursos próprios, mas não diz o custo da obra.
SANTA ISABEL
3º CAVALEIRO – A nomeação de um secretário para o gabinete do prefeito surpreendeu os vereadores da base no Legislativo. Eles esperavam que fosse nomeado alguém ligado a um dos grupos políticos da cidade, mas não aconteceu. O novo funcionário completa o trio dos oriundos de Ferraz de Vasconcelos.
CÂMARA MAGOADA – Os vereadores ligados ao Prefeito não sabem como fazer para colocar na administração uma pessoa ligada a um grupo local. Insistem que também precisam de uma base no executivo e não apenas a atenção e o atendimento dos pedidos que fazem com o objetivo de melhorar as condições de vida da população. Pedem mais força política.
VICE NA CULTURA – Outra mudança no cenário da administração municipal foi a nomeação da vice prefeita, Terezinha Pedroso para a Secretaria da Cultura. Ela foi a patrocinadora do antigo secretário que se afastou no ano passado, para retornar à sua origem, a cidade de Lorena. Agora Terezinha assume a titularidade determinada a continuar o bom trabalho.
BASTIDORES – No legislativo corre a notícia de que um assessor teria publicado um post inconveniente nas redes sociais difamando um vereador. Tudo indica que o atingido vai entregar o caso para a polícia. A brincadeira infeliz pode acabar com a exoneração do funcionário ou ele comprovar a informação publicada. Se conseguir provar, o Vereador atingido terá de se explicar para a população.
LOB – Rapidamente três vereadores correram na tentativa de apaziguar a situação e evitar a demissão do assessor. Mas não conseguem reverter o que foi publicado. O autor do atentado já disse que foi uma “brincadeira” e parece disposto a pedir desculpas. O anonimato que ele pretendia da internet caiu facilmente e depende do ofendido desconsiderar o crime.
PS INFANTIL – Serão abertos no próximo dia 8 os envelopes das empresas que atenderam à convocação para disputar a construção do Pronto Socorro Pediátrico da cidade. Se tudo correr bem e nenhuma empresa contestar o resultado, a cidade poderá contar com esse precioso equipamento da saúde no próximo ano.
FAKE – O telefone da base da Polícia Militar de Guararema não parou de tocar na noite de ontem, 03/02, o motivo, a suposta queda de um avião no Distrito de Luíz Carlos na cidade turística, mas de acordo com a PM a informação não passa de uma tremenda Fake News. Até as 22h30 a cidade não havia registrado oficialmente nenhum caso do tipo, nem na base da PM, nem no Corpo de Bombeiros.
Faça parte da comunidade do Jornal Ouvidor no WhatsApp clique no link.