O presidente da Câmara de Santa Isabel, Luiz Carlos Alves Dias, mais conhecido como Luizão Arquiteto, declarou essa semana em suas redes sociais e durante uma live na TV Ouvidor, na última quinta-feira, que é pré-candidato a prefeito do município nas eleições de 2024.
Veja Também
- BC aponta que famílias e empresas pagaram juros mais altos em 2022
- Após mais uma morte, prefeitura reafirma ações de abordagem social
- Direitos Humanos e Cultura se unem para preservar a memória nacional
Na entrevista concedida aos jornalistas Roberto Drumond e Bruno Martins, Luizão reconheceu a força e seu atual partido na região, o PL; e o direito de seu companheiro Clebão do Posto de reivindicar a indicação para a disputa do mesmo cargo. – Por isso, acrescentou, estou buscando uma nova legenda para, no momento certo, me filiar e levar junto o grupo que está comigo desde que fui eleito pela primeira vez para a Câmara.
Recordista na presidência da Câmara, cargo que ocupa pela sétima vez, Luizão se considera um hábil negociador e garante que a sua capacidade de dialogar tanto com o executivo como com o legislativo o habilita a assumir a administração municipal e realizar todas as reformas que acha necessária para que o município volte a ser a liderança na região, condição que perdeu, segundo ele, nos últimos 30 anos.
Justificando ao fato de no ano passado ter declarado em entrevista ao próprio Jornal OUVIDOR que iria se afastar da política, Luizão contou que durante a suas férias pensou muito e avaliou que não poderia se afastar da política sem “ao menos” tentar ser prefeito. – Sou arquiteto, urbanista e dediquei grande parte da minha vida a imaginar como que Santa Isabel poderia se tornar uma cidade melhor e mais bonita, desfrutando mais das condições favoráveis que nos colocou no meio das regiões mais ricas do Brasil, São Paulo, Campinas e vale do Paraíba.
– Não sou um covarde, vou enfrentar esse desafio e tentar realizar o meu sonho que, eu tenho certeza, é sonho da maioria da população de Santa Isabel. Uma cidade mais bonita e mais generosa com a sua população!
Plataformas
Para Luizão Arquiteto, seu histórico como vereador lhe mostrou todos os “gargalos” da administração pública “e sei que posso ultrapassá-los através do diálogo, porque todos querem o melhor para a cidade”, afirma. O atual Presidente da Câmara exibe seus sete anos como ordenador de despesas e gestor do legislativo para qualifica-lo como o mais preparado para ser o prefeito da cidade.
Questionado explicou que o município precisa de uma reforma administrativa total, que reduza a contratação de pessoas em cargos e funções de confiança, com mais exigência de produtividade e com expressiva redução de custos. Ao ser lembrado que repousa na Câmara um projeto de reforma administrativa aguardando ser votado pelos vereadores, disse que se trata de um documento de mais de 600 páginas que serão analisadas uma a uma e que será, sem dúvida nenhuma, aprovada, mas alterada com emendas e pareceres do legislativo.
– Essa é a nossa missão, a última reforma administrativa foi no final da década de 1990. Temos de atualizá-la e mantê-la sempre atual, porque a sociedade evoluiu muito e o desenvolvimento do município está atrelado à adoção de novas tecnologias, garante.
Além da reforma administrativa, Luizão prega a reforma tributária, feita com mais justiça: – Não é justo o proprietário de uma mansão no centro da cidade pagar o mesmo imposto que o morador de bairro mais carente, com menos benefícios urbanos e sociais, pondera. Afirma ainda que a Prefeitura precisa de oferecer mais qualificação para os funcionários e melhores meios para desempenhar suas funções: -Nossos fiscais não têm veículos para se deslocar aos loteamentos clandestinos que estão se instalando no município, diz ele.
– Uma prefeitura tem de ser administrada como uma empresa e gerar lucro. Na administração pública esse lucro é a melhor qualidade de vida da população, melhor atendimento à saúde e à educação.
Lembrado que para tudo isso é preciso melhorar a arrecadação, Luizão reconhece que não pode haver aumento de impostos e tarifas, mas garante que com a atualização cadastral e uma boa gerencia, isso será possível. – Cidades um pouco maiores do que a nossa com cerca de 150 mil habitantes, arrecadam mais de um bilhão. Nós com pouco mais de 50 mil habitantes não passamos de 250 mil de arrecadação, quatro vezes menos! Por que os outros conseguem e nós não? Se pergunta e acrescenta “a reforma tributária vai fazer mais justiça e liberar recursos para o nosso desenvolvimento” afirma.
Luizão Arquiteto conclui dizendo que a população elege o prefeito e quinze vereadores. – Para que tudo isso possa dar certo é preciso que o prefeito aceite sentar e compartilhar com o legislativo suas estratégias, erros e acertos e não agir como se fossem oponentes.
– Sou pré-candidato e serei eleito se a população assim decidir e farei um governo para colocar Santa Isabel no lugar que ela merece, na liderança da região! Não quero ganhar para fazer o que os outros fizeram, quero transformar um sonho em realidade!
Encerrando, Luizão diz que Santa Isabel tem em seu território uma grande fazenda da família Penido, em sua maior parte, totalmente fora da legislação de proteção de mananciais que pode ser área para um projeto: a “Nova Santa Isabel”. Ela estará localizada nas margens da Rodovia Presidente Dutra e próximo à rodovia Airton Senna e Trabalhadores, com uma topografia privilegiada e estratégica para uma proposta com essa magnitude, certamente teríamos investidores do mundo inteiro dispostos a investir nesta nova cidade cheia de oportunidades.