No Pé do Ouvido

por Redação

Pé do Ouvido
Os bastidores da política regional, no Pé do Ouvido.

Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.408 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.

MAIS CEDO – O ano mal começou e algumas polêmicas já se instalaram nos corredores da Câmara de Igaratá. A começar por um projeto liderado pelo atual presidente Fernando Copolla que quer mudar o horário de início de realização das sessões, que desde sempre acontecem à partir das 19 horas para às 16 horas.

É MELHOR? – De cara, o projeto já rachou os vereadores. Quem é contra, diz que o horário das 16 horas coincide com o horário de trabalho da maioria da população e que se hoje a participação popular nas sessões de Câmara já é ínfima, com a alteração de horário vai passar a ser nula, porque ninguém vai deixar os seus afazeres em horário comercial para assistir as sessões.

OU PIOR? – Já quem defende a alteração de horário das sessões diz que hoje a participação popular se dá muito mais pelos meios digitais do que presencialmente e que quem critica a proposta, na verdade está defendendo a sua situação particular, já que tem outras atividades durante o dia e a vereança não é a atividade principal, estando muito mais para um “bico”, que só pode ser feito à noite e não de dia.

VIROU LEI! – O projeto foi aprovado, tendo o voto contrário somente dos três vereadores de oposição e virou lei. Este é o tipo de situação que só cabe uma pergunta, será que não havia nada mais importante para os nossos vereadores se preocuparem? E para que mexer no que estava quieto? Esperamos respostas.

BOM PRA QUEM? Outro projeto apresentado pelo Prefeito, alterava o plano diretor do Município para favorecer apenas um único lote no Águas de Igaratá. E pior, mudava o zoneamento do tal lote passando de zona de interesse ambiental para zona de ocupação turística. A proposta é aquele tipo de coisa tão absurda, que não dá para acreditar que alguém teve a cara de pau de propor.

OS OUTROS OH! – É o tipo de coisa encomendada, que serve só para um, sabe se lá por quê, mas os demais lotes vizinhos, que são muitos, todos na mesma localização e com as mesmas características, ficam do mesmo jeito.

QUEM EXPLICA O INEXPLICÁVEL – O motivo real da proposta de alteração, ainda precisa quem fez o projeto explicar, mas o efeito da alteração dá para perceber de imediato. Sem a classificação na zona ambiental, o tal lote pode ser aproveitado de muitas maneiras, inclusive comercialmente, mudando significativamente de valor. E a preservação ambiental, bom, deixa para lá…

VALEU RECLAMAR – Os vereadores de oposição Silvio, Albert e Gabriel estrilaram com o projeto, a assessoria jurídica da Câmara bateu contra e o Prefeito, por ora, solicitou a retirada do tal projeto.

FRANGO PARA TODOS – Nos primeiros dias do ano, um acidente envolvendo um caminhão com uma carga de frangos resfriados, provocou uma situação no mínimo vexatória para alguns servidores da Prefeitura.

NEM TANTO – A carga que se espalhou pela Rodovia D. Pedro I, teve parte dela recolhida por um veículo e alguns servidores da Prefeitura. O que se diz é que a recolha teria sido solicitada pela vigilância sanitária e os produtos seriam posteriormente inutilizados.

TUDO DE VOLTA – Quem viu, disse que na verdade o que foi recolhido era a parte boa da carga de frangos resfriados. A bagaceira, ninguém retirou do local. Mas ao chegar ao local para lavrar a ocorrência, a Polícia Rodoviária determinou o imediato retorno do veículo oficial com toda a carga retirada para o local do acidente.

MANDA A RECEITA – E ainda tomaram uma canseira de horas para poder deixar o lugar, sem levar carga nenhuma para inutilizar. Só essa inutilização é que não ficou muito bem explicada como seria realizada (assada, frita, ao molho, enterrada, jogada ao lixo, etc).

ENTULHO – No final do ano passado a Prefeitura divulgou a exaustão que não recolheria mais entulho das vias públicas do Município e que quem depositasse os resíduos nas calçadas e terrenos iria ser multado. Avisou e reavisou.

ATÉ PARECIA – E realmente, quem pedia o serviço para o pessoal da limpeza pública levava um sonoro não de resposta. Agora, quem tem entulho para retirar, tem que alugar uma caçamba e pagar pelo serviço particular, que varia de R$ 300,00 a R$ 400,00. Se deixar na rua, corre o risco de levar multa!

SÓ PARECIA – Só que nesta semana descobriu-se o seguinte. A Prefeitura não retira mais o entulho gratuitamente da casa dos cidadãos, mas foi retirar o entulho acumulado no pátio de uma empresa particular que aluga as caçambas de entulho para os cidadãos. É simplesmente inacreditável!

E AGORA? – Deixou de recolher gratuitamente o entulho para a população, mas recolheu para a empresa que cobra da população para retirar o entulho. Eita!!! A desculpa é que era para jogar o entulho em estradas rurais. Detalhe, o entulho recolhido gratuitamente das casas sempre foi jogado nas estradas rurais. Não tem novidade nisto.

CAMARA – O ano novo trouxe nova composição para a mesa administrativa de Igaratá. Na presidência, Fernando Copolla (PSDB); vice, Bruna Lourenço (PL); 1O, Juliano Leite (PL); 2º secretário, Gilliard Jeguinho (Avante).

CARNAVAL – Embora Igaratá já tenha anunciado que vai organizar o carnaval desse ano, a programação só deverá ser divulgada nessa semana. Por enquanto nem mesmo o valor do investimento que será feito foi comunicado. O que se sabe é que se pretende inaugurar a “Praça da Alimentação” que está sendo implantada no espaço da antiga creche, ao lado da rodoviária.

AUMENTO – O prefeito Elzo de Souza informou aos vereadores que esse ano vai corrigir o salário dos servidor acima do índice da inflação, mas não disse em quanto. Esperar para ver.

SANTA ISABEL

CÂMARA – Em Santa Isabel o rodízio na mesa administrativa manteve Luizão Arquiteto na presidência por mais um ano. Com ele avançam 1º vice-presidente: Neurisvan Lúcio de Azevedo –(PDT) 2º vice-presidente: Edson Roberto Almeida Fontes – PRTB 1º secretário: Osvaldo Pimenta de Almeida Júnior – PV; 2º secretário: Marcos Felipe de Oliveira Barbosa – (UNIÃO).

CASAMENTO – Tomando café em clima de confidência, a ex-prefeita Fábia Porto e o pré-candidato a prefeito, Clebão do Posto. Desse encontro pode sair um casamento político capaz de sacudir as intenções dos eleitores. É esperar para ver se o café vai cair bem no território das próximas eleições.

FLAGRANTE – Um conhecido ex-vereador isabelense virou personagem de um vídeo. Ele foi flagrado furtando de um jardim particular em um elegante condomínio do município, um pinheiro que, dias antes a proprietária havia comprado e plantado com a intenção de fazer uma bela árvore de natal em sua casa.

CONFLITO – O Super secretário Felipe Nabil teve de intervir e conseguiu abaixar o tom das conversas entre alguns vereadores e a secretária da saúde, Helena Inácio. O clima esquentou muito no final do ano passado e início desse. Por pouco não rolou uma incômoda briguinha.

DANÇA DAS CADEIRAS – Em uma reunião com o seu secretariado o prefeito Carlos Chinchilla manifestou o seu descontentamento com alguns de seus principais assessores. Tudo indica que em breve haverá novidades no primeiro e segundo escalão do governo. No encontro, o Prefeito disse que quem não se enquadrar o melhor é pedir para sair.

QUEM NÃO É VISTO – Acontece que após um boom de divulgações, as redes sociais da Prefeitura de Santa Isabel tiveram pouca movimentação nos últimos dias. Ou a Prefeitura não está promovendo ou não está divulgando as suas ações. Quem não é visto, não é lembrado!

OBRAS – Na próxima segunda-feira a Prefeitura de Santa Isabel iniciará as obras de recapeamento e pavimentação na Avenida da República; na Rua Eduardo Saes Nunes e na Estrada Professor Doutor José Sylvio Cimino. As obras na Avenida da República serão divididas em duas etapas: A primeira ocorrerá entre os dias 16 e 29 de janeiro, com obstrução parcial na altura dos números 530 até 422.

ONIBUS – Os estudantes interessados em obter o benefício do transporte oferecido pela Prefeitura para faculdades e escolas técnicas em outros municípios, devem se cadastrar na Associação dos Estudantes (AETUSI) na rua 9 de julho, 17 e depois se inscrever no site da Prefeitura (https://santaisabel.sp.gov.br.) e aguardar a confirmação da inscrição O prazo termina no dia 10/02.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments