Cuidados necessários ao realizar transplante capilar no verão

O transplante capilar está entre as cirurgias mais realizadas pelos homens. A preocupação com estética teve um aumento de 70%, sobretudo no período pós-pandemia, onde a exposição com a imagem é muito grande em decorrência de reuniões on-line, onde as pessoas começaram a observar mais suas características físicas.

Veja Também

Dados comprovam que essa preocupação estética foi percebida em diversas clínicas de transplante capilar do país. “Estudos mostram que a calvíce é uma das alterações que mais traz queda de automestima. O transplante capilar não é apenas um procedimento estético, e sim um resgate da autoestima. Os pacientes que realizam o transplante voltam a se olhar no espelho, a se gostar. A autoimagem renovada serve de estímulo para a melhoria em outros setores da vida dos pacientes também”, esclarece Dr Thiago Bianco, um dos maiores especialistas em Tratamento e Transplante Capilar do país.

Porém, ao ser realizado este procedimento no verão, o cirurgião capilar explica os cuidados pós-operatórios que precisam ser tomados na época mais quente do ano, e deixa claro que os cinco primeiros dias são primordiais.

“Um fator muito importante é que a ação dos raios solares é responsável pelas queimaduras mais profundas na derme, e consequentemente, no couro cabeludo. Este fato é um alerta para os pacientes tomarem cuidado no período pós-operatório, quando a pele e os tecidos estão em fase de cicatrização, e paciente deve estar ciente que não será possível se expor ao sol”, revela Bianco.

No primeiro dia após a cirurgia, o paciente retorna à clínica para retirada do curativo e lavagem do couro cabeludo. Este processo é importante pois ele irá aprender como lavar os cabelos após o transplante. Após duas semanas, o paciente poderá se expor ao sol apenas com proteção na área capilar com bonés, lenços, podendo ser utilizados bonés largos que não comprimem a cabeça pois o ideal é manter a área capilar bem arejada para ajudar no processo de cicatrização. Devido as altas temperaturas também é indicado tomar bastante líquido (água, suco, água de coco), manter o repouso e fazer as compressas geladas na região da testa.

Já no segundo dia após a cirurgia, lavar a cabeça conforme orientações dadas pela equipe; até a retirada de pontos use somente o shampoo neutro e não lave a cabeça no chuveiro. Usar delicadamente o shampoo dando leves “tapinhas” utilizando as pontas dos dedos formando espuma, e depois enxague com a ajuda de um copo ou jarra (não faça movimentos circulares e não esfregue). A água deve ser sempre morna ou fria, e nunca quente. Lavar bem a região dos pontos com as pontas dos dedos em movimento circular; secar a cabeça delicadamente, pressionando a região do transplante, nunca faça movimento circular nessa área; e reservar uma toalha limpa somente para secar a cabeça.

No terceiro, quarto e quinto dias após cirurgia: lavar a cabeça diariamente conforme orientado no consultório. É importante para que as crostas saiam e os fios transplantados tenham uma boa cicatrização; manter o uso somente do shampoo neutro, até a retirada de pontos; é necessário lavar todos os dias, não podendo deixar nenhum dia sem realizar a higienização.

A respeito dos pontos, Dr. Thiago explica que são retirados após 14 dias da cirurgia e acontece a liberação para lavar normalmente os cabelos, com shampoo normal e no chuveiro, com ressalva para as duchas muito fortes; e assim que a região do transplante capilar estiver sem as casquinhas. Os exercícios físicos podem ser aumentados aos poucos e normalizados após 30 dias, mas é importante evitar o uso de capacete nos três primeiros meses pós cirurgia.

Demais cuidados: não dirigir após a cirurgia, ir para casa com um acompanhante ou de táxi; ter uma refeição leve e com pouco sal; continuar tomando os remédios normalmente, principalmente para hipertensão e diabetes, quando for o caso; utilizar um travesseiro macio e um rolete (toalha macia enrolada) sob a nuca para evitar apoiar diretamente sobre os pontos; aplicar compressas com gelo na testa para amenizar o inchaço, mas nunca coloque em cima dos fios transplantados — até 72h poderá inchar, mas o inchaço não compromete o transplante capilar, somente a estética.

É indicado dormir de barriga para cima para o inchaço migrar para trás (nuca) e não para a testa; evitar abaixar a cabeça, ou fazer qualquer esforço logo após a cirurgia; lavar bem as mãos antes de tocar nos cabelos recém colocados; trocar a fronha do travesseiro todos os dias, e reservar uma toalha somente para secar a cabeça, para não utilizar a mesma toalha que secou o corpo.

Musculação, lutas e esportes radicais são indicados somente depois de dois meses do procedimento cirúrgico.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments