A importância do voto

por LUIS CARLOS CORRÊA LEITE

Santa Isabel
Advogado e colunista do Jornal Ouvidor, Dr. Luís Carlos Correa Leite.

Nessa semana teve início a campanha eleitoral visando à eleição do próximo presidente da República, dos governadores, senadores e deputados federais e estaduais.

Com relação aos cargos de presidente e governador a tendência é a de sempre. Um terço do eleitorado, baseado em convicções pessoais já arraigadas, vota de acordo com a decisão dos partidos. Tanto à esquerda – em que o PT tem inegável monopólio e controle – como à direita, com os candidatos se revezando, isso desde os tempos de Paulo Maluf. Resta, pois, o terço decisivo, sempre indeciso, que dirá o nome dos futuros eleitos, tanto para presidente como para governador.

Porém, o eleitor também precisa entender a importância da eleição para os cargos de senadores e de deputados estaduais e federais. Serão estes não só os personagens fundamentais na condução de assuntos de interesse da nação, da família, tributários, trabalhistas, penais, como também no encaminhamento das reivindicações dos municípios e regiões de suas bases eleitorais.

Tanto o deputado federal quanto o estadual são importantes na obtenção de benefícios para as cidades junto aos governos estaduais e federal. E esse trabalho demanda o conhecimento das cidades, suas carências e anseios. Serve tanto para conseguir benefícios para os bairros – como asfaltamento e iluminação – como para a área de saúde, da educação, cultura e de outros setores de importância. Não se consegue verbas sem esse trabalho, que demanda tempo e contatos.

Por isso, o eleitor deve estar atento, não permitindo que seu voto seja canalizado para pessoas que nada têm a ver com os seus municípios. Isso não significa que não deva ocorrer o voto ideológico, para candidatos de atuação importante no plano nacional. Mas é errado votar nos candidatos somente por indicação dessa ou aquela igreja, ou clube ou amigos.

Nessa época de eleições é comum aparecer nomes de candidatos que nunca estiveram na cidade, ou sem qualquer relevância ou viabilidade eleitoral, mas que conseguem centenas de votos que poderiam – e deveriam – ser canalizados para políticos com comprovada atuação na cidade.

Em Santa Isabel, por exemplo, temos para a Câmara Federal os nomes dos candidatos Rodrigo Gambale, ligado ao prefeito Carlos Chinchila e que vem colaborando com a administração da cidade. Ou o do deputado Roberto Lucena, nascido em Santa Isabel, que sempre está atento às reivindicações da cidade, e o do deputado Márcio Alvino, também com longa lista de trabalho.

E para deputado estadual, entre outros, temos o nome do incansável lutador pelos interesses da cidade, que é o já deputado André do Prado, sempre conseguindo verbas para asfaltamento de ruas, construções e reformas de estradas e grande aliado da nossa Santa Casa.

Por isso, é preciso que cada eleitor entenda o valor do seu voto nessa eleição que se aproxima.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments