No Pé do Ouvido

por Redação

Pé do Ouvido.
Saiba dos bastidores da política regional no Pé do Ouvido.

Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.502 do   Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.

BRASIL

SARAMPO – Cinco anos após perder o certificado de eliminação do sarampo, em 2019, o Brasil voltou a receber da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o status de país livre da doença. O último registro de sarampo no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, aconteceu em junho de 2022, no Amapá.

  • Clique AQUI faça parte da nossa comunidade e receba todos conteúdos do Ouvidor em seu WhatsApp

SARAMPO 2 – Em nota, a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Mônica Levi, comemorou a recertificação, mas alertou que a manutenção do status depende de mobilização constante, já que o vírus continua a circular. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que, em 2023, mais de 320 mil casos foram confirmados em todo o planeta.

REGIÃO

RECONHECIMENTO – No próximo dia 25, o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê promove o 1º Inova Educação CONDEMAT+, evento que visa reconhecer as melhores experiências das redes municipais para a “Alfabetização na Idade Certa”. A solenidade de premiação acontecerá a partir das 18 horas, no Cemforpe Mogi das Cruzes, com a participação de educadores, gestores públicos e convidados.

RECONHECIMENTO 2 – O 1º Inova Educação vem como um desdobramento do Fórum Internacional, que é promovido há cinco anos, sendo cada edição com uma temática. Em 2024, o foco esteve nos “Desafios e Perspectivas da Alfabetização de Crianças” nos anos iniciais do ensino, que estão sob a responsabilidade das prefeituras. A área do CONDEMAT+ da qual Arujá, Santa Isabel e Igaratá fazem parte conta com cerca de 270 mil estudantes nas redes municipais de educação.

IGARATÁ

VÍTIMA – Nesta semana durante um evento realizado na Assembleia Legislativa, o prefeito eleito de Igaratá, Gabriel Prianti, passou por uma situação inusitada. Ao ter o seu nome anunciado como presente na reunião foi, depois de alguns minutos. abordado por uma pessoa que também estava presente e que disse que precisaria muito conversar com ele.

VÍTIMA 2 – A pessoa esperou uma pausa no evento para novamente procurar Gabriel e pediu para ter com ele uma conversa particular. A pessoa se identificou como uma das vítimas da quadrilha de que vendia loteamentos clandestinos em Igaratá.

VÍTIMA 3 – Mencionou ainda que faz parte de um grupo que tem mais de 200 pessoas que foram vítimas do golpe do loteamento clandestino. Até aí nenhuma novidade. Só que a partir daí, a pessoa disse que somente caiu no golpe porque ao procurar informações na Prefeitura sobre o empreendimento, não foi alertada de que se tratava de um loteamento clandestino, ao contrário, foi incentivada por pessoas que trabalham em altos cargos na Prefeitura a adquirir os lotes.

VÍTIMA 4 – Extremamente desapontada e enfurecida com a situação, prometeu trazer a partir de janeiro, quando Gabriel Prianti toma posse como Prefeito de Igaratá, uma farta documentação que alega que possui para a abertura de uma investigação séria sobre a conduta de membros da atual gestão que teriam, segundo o seu entendimento facilitado ou até mesmo participado do esquema dos loteamentos clandestinos. O assunto promete!

SURPRESA – E a mais extrema ironia, foi que no exato momento no qual a pessoa estava passando para o prefeito eleito Gabriel Prianti as informações que levantam sérias dúvidas sobre a conduta de diversas pessoas nos fatos relacionados ao escândalo dos loteamentos clandestinos em Igaratá, uma destas pessoas, devidamente mencionada no relato, enviou uma mensagem por aplicativo para a vítima do golpe do loteamento.

SURPRESA 2 – A pessoa ao receber a mensagem fez questão de mostrar para Gabriel quem mandou e o teor da mensagem, que dizia que Gabriel está sendo investigado pela polícia por boca de urna e compra de votos.

ESPERANÇA – Aliás, as denúncias contra Gabriel, que a princípio não se sustentam e se baseiam somente em relatos mais do que suspeitos de pessoas com vínculos políticos com o atual prefeito Elzo, está para o pessoal com uma boquinha na Prefeitura, como uma miragem de oásis no deserto. Tudo que queriam era que isso desse certo, o que é bastante improvável, para não dizer impossível.

ESPERANÇA 2 – Se fosse assim, não teriam eleições neste país que não fossem anuladas. Bastava o candidato derrotado arrumar alguém para dizer sem comprovar que recebeu alguma coisa para vender o voto, que pronto, estava tudo zerado de novo. Não é assim!

DEMOCRACIA – A eleição é o momento maior de manifestação da democracia e da vontade de uma população. Não se brinca com o seu resultado e nada mais feio do que um mau perdedor.

ESPERTO – E se tem gente acreditando que um milagre pode salvar a sua boquinha, tem outros mais espertos, que antes do barco afundar, já estão dando um jeito de se arranjar em outro canto. O ex-vereador Coquinho, por exemplo, que nem candidato foi, está alardeando que irá para Guarulhos, onde o seu partido o PL elegeu o Prefeito.

SANTA ISABEL

GOLPE – Usando o nome e o logotipo da Prefeitura de Santa Isabel uma empresa, sem endereço claro em seu site, anuncia a disponibilidade de vagas em diversos cursos profissionalizantes ¨gratuitos¨ aos jovens interessados.

GOLPE 2 – Usando uma igreja localizada na cidade e emprestada com boa fé, realizaram uma seleção de pessoas cujos currículos haviam sido analisados e aprovados para o estudo. Tudo gratuito exceto o material ao custo de R$1500,00, pagáveis em dez prestações de R$150,00.

GOLPE 3 – A escolha dos “alunos” foi feita entre aqueles que responderam ao convite feito através de redes sociais. O post, encimado pelo logotipo da Prefeitura de Santa Isabel, parece aos interessados tratar-se de promoção oficial. Nada disso letras miúdas informam que a iniciativa não tem nenhum vínculo com órgãos públicos apesar do nome remeter a organização nacional.

GOLPE 4 – Informada a Prefeitura de Santa Isabel diz que já determinou a lavratura de um Boletim de Ocorrência registrando o uso indevido da marca e alerta a população para que duvide sempre de benefícios estranhos. A seleção pretendida pela empresa atraiu cerca de 20 pessoas, mas os organizadores já desapareceram sem deixar rastro.

WHATSAPP – Moradores do Bairro Monte Negro, na altura do KM 04, já não sabem mais a quem recorrer para dar um fim no lixo espalhado pela via. Segundo eles a lixeira até existe, mas alguns proprietários de chácaras reclamaram da colocação da lixeira municipal na frente de suas propriedades, com isso, obrigou a prefeitura a realocá-las para outras áreas do bairro. “Tiraram a lixeira que tinha depois da hípica, pois parece que o dono reclamou, agora todo o lixo está sendo jogado aqui no km 04. As crianças pegam a van escolar no meio do lixo. Estão descartando até animais mortos aqui”, revelou uma moradora.

WHATSAPP 2 – Na semana passada aqui nessa coluna falamos sobre o drama dos moradores lá do Bairro Cachoeira na altura do aterro Anaconda. A passagem dos caminhões da coleta deixou o espaço intransitável e a lama tomou conta de todo o trecho que ainda tem asfalto.

WHATS RESOLVE – Nesta semana o secretário de Serviços Municipais disse ao Ouvidor que está ciente da situação e que a Pasta está tomando as devidas providências para melhorar o acesso o mais rápido possível. Porém o tempo de chuva tem impossibilitado as equipes de atuaram na limpeza da via: “Pretendemos aplicar materiais adequados para estabilizar o solo e garantir a segurança e eficiência no uso do aterro, mas até pra aplicar o material adequado dependemos do tempo estável”, disse Kadu Barbosa.

WHATS RESOLVE 2 – Kadu disse ainda que está em contato direto com o responsável pelo aterro, e que avalia possíveis contribuições do aterro para melhoria na condição da estrada. “A lama trazida nos pneus dos caminhões é, de fato, uma preocupação, pedimos uma área de lavagem para os veículos antes de saírem do local. A prioridade é garantir que o acesso ao aterro e a segurança da via”, disse o Secretário.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments