No Pé do Ouvido

Pé do Ouvido.
Saiba dos bastidores da política regional no Pé do Ouvido.

Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.497 do  Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.

BRASIL

OPORTUNIDADE – Começou nesta quinta-feira (10) e vão até o dia 28 deste mês as inscrições para o concurso dos Correios que vai preencher 3.511 vagas em todo o país. Conforme o edital, serão 3.099 vagas para nível médio na função de agentes com salários partem de 2.429,26. O concurso oferece mais 412 postos em nível superior para o cargo de analista, com vencimentos iniciais de R$ 6.872,48.

IGARATÁ

ELEIÇÃO – Gabriel Prianti foi eleito o novo Prefeito de Igaratá com 3.686 votos, derrotando o atual Prefeito Elzo, que obteve 3.644 votos. A diferença foi de apenas 42 votos. A apuração dos votos desde o início lembrou as eleições anteriores, de 2020, quando Elzo foi eleito com uma diferença de apenas 165 votos em relação ao ex-prefeito Celso Palau.

MEMÓRIA – Se naquela oportunidade, a balança dos votos pendeu com ligeira vantagem para Elzo, desta vez, pendeu para o lado de Gabriel, com uma diferença ainda menor. É do jogo democrático. Por poucos votos se ganha, por poucos votos também se perde.

EXPERIMENTANDO – Esse cenário indica uma intensa polarização política em Igaratá. Quem não acreditou nisto e se lançou como terceira via, foi o advogado Osmar Priante, que acabou com a sua candidatura totalmente espremida entre as duas forças, obtendo somente 81 votos no total e nenhum vereador eleito na sua chapa.

LEGISLATIVO – Para o cargo de vereador foram eleitos Albert Ursão, Joelton e Silvio Jorge, pelo PSD. Richard Siqueira, pelo Republicanos. Andreinha, Moacir e Gilmar, pelo PL. E Gilliard e Fernando Coppola, pelo DC.

REPETECO – Com essa votação expressiva, Albert Ursão bateu o recorde de votação nominal de um candidato a vereador na história de Igaratá, retirando o posto de mais votado de todos os tempos, justamente de Gabriel Prianti, que foi eleito o novo Prefeito.

PRESO? – No dia das eleições, as emoções não ficaram somente por conta da disputa voto a voto, com direito a muita história paralela. No final da tarde, a Juíza Eleitoral, que estava em Igaratá, após receber diversas denúncias acompanhadas de vídeos, pela Coligação do candidato Elzo, acusando o candidato Gabriel Prianti de realização de boca de urna, determinou a sua condução para a Delegacia de Polícia para apuração dos fatos.

TORCIDA – Com isto, na hora final da votação e no início da apuração, Gabriel estava na Delegacia de Polícia, que fica justamente em frente ao local onde os correligionários do candidato Elzo costumam se aglomerar para esperar o resultado.

NADA DISSO – Após analisar os vídeos com as denúncias apresentadas pela Coligação de Elzo, o Delegado de Polícia que estava de plantão, entendeu que não havia nenhum elemento a indicar a ocorrência de boca de urna e liberou Gabriel.

VAIA – Na saída da Delegacia, uma multidão de apoiadores do candidato Elzo, vaiaram Gabriel e comemoraram como se tivessem ganho as eleições. Só esqueceram de um detalhe, de somarem os boletins das urnas. Quando saiu da Delegacia, Gabriel já era o novo Prefeito eleito de Igaratá. Só o pessoal do Elzo ainda não sabia disto.

VIRALIZOU – Diz um velho ditado que o homem é dono daquilo que “cala” e escravo daquilo que “fala”. Essa sabedoria foi exatamente o que faltou para o Prefeito Elzo num caso que simplesmente viralizou após a apuração dos votos que sacramentou a sua derrota nas eleições em que disputava a reeleição para o cargo de Prefeito de Igaratá.

ARROGÂNCIA – Durante a campanha eleitoral, ao participar de uma entrevista, com a nítida intenção de cutucar e criticar o ex-prefeito Celso Palau, seu grande adversário no cenário político local, Elzo afirmou que o Prefeito que é candidato à reeleição sai muito na frente dos adversários e só é derrotado se foi um Prefeito muito ruim.

PASSOU RECIBO – Esse é exatamente o caso da pessoa que cuspiu para cima e caiu na testa. Dias depois de dizer isso, Elzo foi derrotado na sua tentativa de reeleição e o seu vídeo dizendo que Prefeito que não ganha reeleição é Prefeito muito ruim, simplesmente bombou! Custou caro para ele as suas próprias palavras!

HUMILDADE – Dias depois das eleições, em entrevista no programa “De Frente com Ouvidor”, Gabriel mostrou como se elegeu. Com humildade e muito trabalho. Nos últimos quatro anos dedicou-se integralmente à função para a qual havia sido eleito: vereador.

HUMILDADE 2 – Além de fazer plantão na Câmara, avaliava pessoalmente o motivo das queixas dos eleitores e trabalhava, junto com Ursão e Silvio Jorge, para dar solução aos problemas. Os eleitores entenderam quem estava ao lado deles o tempo todo e não o prefeito “campeão”.

NOVO – Gabriel disse nque não vai seguir o manual proposto por seu maior aliado, o ex-prefeito Celso Palau e também, não vai discriminar o que foi bom na gestão de Elzo, mas vai impor o seu ritmo e seu estilo na gestão que começa em 2025, especialmente no tratamento das dores da cidade.

SANTA ISABEL

FESTA – Na festa da vitória de Chinchilla, no final da tarde de domingo, não faltou nem troca de sopapos. O entusiasmo era tanto que, numa explosão de alegria, o secretário Nabil ensaiou um palavrão que o público ecoou na avenida. Alguém no público se sentiu atingido e tentou subir no veículo, sendo impedido pelos apoiadores do prefeito reeleito.

RESSACA – Depois Nabil reconheceu que perdeu o controle e tenta se desculpar, mas o que o vento levou, ninguém traz de volta. O Secretário foi o grande vencedor dessa eleição. Sua articulação permitiu que pela primeira vez na história política de Santa Isabel, um prefeito será reempossado tendo a maioria absoluta dos vereadores no legislativo. Entre os 15 somente um é da oposição.

NOVA CORRIDA – O resultado para o legislativo colocou a vereadora Bruna do Pat como presidente na primeira sessão na próxima legislatura. Depois de empossada pela Justiça eleitoral ele vai empossar os demais vereadores e o prefeito. Na cerimônia seguinte à presidência e membros da mesa administrativa serão escolhidos entre os vereadores.

NOVA CORRIDA 2 – Além da Bruna, Cannor, Van do Negava e Jairo Furini pretendem disputar o maior cargo na Casa, o de presidente. Para isso já começaram a articular com os eleitos e reeleitos buscando apoio na hora da votação. Bruna quer ser a primeira mulher a ocupar o cargo e pretende fazer a diferença, imprimindo um novo estilo de gestão na Casa de Leis.

DANÇA – Em entrevista ao Ouvidor nessa semana, o prefeito Dr. Carlos Chinchilla afirmou que pretende fazer mudanças em seu secretariado. Com isso já começaram os rumores das mudanças: uma delas já está definida: na próxima segunda-feira, a secretaria de serviços municipais terá um novo responsável. O nome dele começa com K, termina com U e tem um D, no meio. Quem será?

NOVIDADE – E os ventos provocados pela recente “mudança de tempo” também sopram novas estratégias: há planos para a criação da secretaria da Mulher, secretaria de Tecnologia e Inovação e secretaria de Comunicação. Esses são os termos muito ouvidos na última semana, e podem ser as novas pastas a serem adicionadas no próximo mandato. Tudo indica que o que se pretende é rejuvenescer a administração municipal.

ELEIÇÃO – Mas se as eleições municipais já terminaram, outra já está começando. Há uma corrente política cuidando para assumir os partidos Republicanos e PSD no município. Eles fizeram parte do bloco que elegeu Chinchilla e espera-se que continuarão agregando forças para as eleições de 2026 para a escolha de presidente, governador e deputados.

UNS E OUTROS – A votação em Santa Isabel também foi marcada pela discrepância de alguns candidatos. Enquanto uns agiram na surdina comprando votos por meio de terceiros, outros descaradamente entregavam seus santinhos na Praça e na porta dos colégios eleitorais. As ações ilegais resultaram na reeleição de uns, já outros seguem por mais um pleito amargurando a suplência da Câmara isabelense.

UNS E OUTROS 2 – As denúncias de tais irregularidades estão vindo aos poucos à tona. Os que venderam os votos estão cobrando ao vivo nas redes sociais e até marcando os eleitos nas publicações, outros sabiamente, juntam todas as provas para entregar as autoridades responsáveis. Sejam os titulares ou os reservas, são poucos na Câmara de Santa Isabel que vão trazer alguma esperança de mudança para os próximos quatro anos. Vamos aguardar!!!

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments