Cidades se preparam para as eleições 2024

Neste domingo, mais de 120 mil eleitores na região devem definir o futuro de Arujá, Igaratá e Santa Isabel nas eleições municipais.

desincompatibilização
Foto: Divulgação Internet

Domingo é dia de votar, e, na região, as cidades de Arujá, Igaratá e Santa Isabel se preparam para escolher os novos prefeitos e vereadores que administrarão o Executivo e as câmaras municipais pelos próximos quatro anos. Para garantir a lisura e legitimidade do pleito, as polícias Militar e Civil reforçam a segurança nos municípios para cumprir as leis e coibir crimes eleitorais nestas eleições. O Ouvidor esclarece as principais dúvidas que podem surgir na hora de votar.

Eleições Municipais 2024

A partir das 8h deste domingo (06), os colégios eleitorais estarão abertos para que os eleitores possam se dirigir aos seus locais de votação. Dois cargos estão em disputa, e na ordem de votação, o eleitor escolherá primeiro o candidato a vereador, com cinco dígitos e na sequência, o candidato a prefeito, que terá dois dígitos. Após digitar os números, o eleitor deve conferir o nome e a fotografia do candidato ou candidata escolhidos, antes de confirmar o voto.

Para que tudo ocorra dentro do esperado, os cartórios eleitorais já iniciaram, ainda na semana passada, a preparação das urnas eletrônicas. A chefe do Cartório Eleitoral de Santa Isabel e Igaratá, Akemi Yamasaki, explica que a preparação das urnas acontece de forma antecipada ao dia do pleito, por meio da geração das mídias de carga, votação e de resultados, após o fechamento dos registros de candidatura, com os candidatos aptos e eleitores de cada seção eleitoral. “Após a geração de todas as mídias, inicia-se a inseminação desses dados em cada urna eletrônica”, disse.

Ainda de acordo com Akemi, as urnas seguem para os colégios eleitorais na manhã deste sábado (05), a partir das 8 horas, onde serão montadas as seções de votação pelos apoios logísticos de cada escola. “As urnas serão ligadas no sábado para verificação prévia, mas apenas para conferência de data e hora, a fim de checar se nenhuma apresenta algum problema”, explicou.

Ao todo, mais de 30 profissionais atuarão junto ao Cartório Eleitoral isabelense, auxiliando no domingo de votação, tanto em Santa Isabel quanto em Igaratá. Os dois municípios terão um total de 628 mesários e 69 profissionais de apoio logístico, sendo 516 mesários e 61 apoios logísticos para Santa Isabel, e outros 112 mesários e oito apoios logísticos para Igaratá. O cartório terá ainda um posto de apoio para justificativa, montado no Salão Paroquial, localizado na Rua João Mendes de Souza, nº 74, centro de Igaratá.

Eleições em Arujá

Arujá responde pela maior parcela de eleitores da região. Ao todo, 69.543 pessoas estão aptas a votar no município. Na cidade, são 214 seções eleitorais, divididas em 25 escolas. O maior colégio eleitoral do município está no Centro Residencial, com 6.590 eleitores cadastrados para votarem na Escola Estadual Professora Edir Paulino Albuquerque.

A fim de garantir o acesso de todos os eleitores aos seus locais de votação, a Prefeitura de Arujá, por meio do Decreto 8.483, garantirá a gratuidade nos ônibus do sistema de transporte público municipal neste domingo. O benefício será concedido das 7h às 18h em todas as linhas municipais.

Policiamento reforçará segurança nas eleições

De acordo com o capitão da Polícia Militar de Arujá e Santa Isabel, Anderson Pelegrine, cerca de 500 policiais devem atuar no patrulhamento ostensivo e na segurança dentro e no entorno dos colégios eleitorais dos dois municípios.

O capitão ressalta as permissões e proibições que antecedem o dia das eleições, sobretudo aquelas que podem se configurar como crime eleitoral: “Temos as determinações do Código Eleitoral, que proíbe a prisão de candidatos e eleitores antes, durante e até 48 horas após o encerramento da eleição, mas é preciso explicar bem essa determinação, pois existem exceções. O candidato ou eleitor que for pego em flagrante delito, em virtude de sentença condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto deverá sim ser preso”, explicou.

Ao todo, a Polícia Militar terá dois homens atuando na segurança em cada colégio eleitoral. Será permitida a entrada do eleitor no local de votação com camiseta, broche e/ou boné do candidato de sua preferência, mas esse eleitor não pode se manifestar pedindo votos para seu candidato: “Se houver um grupo de duas ou mais pessoas com o uniforme de um candidato na porta do colégio eleitoral, isso pode configurar boca de urna e acarretar prisão. Por isso, qualquer manifestação é vedada, até mesmo parar o carro com adesivo na porta das escolas”, alerta o capitão.

Na Polícia Civil, a delegada titular da Delegacia de Santa Isabel, Dra. Regina Campanelli, que também atuará como delegada eleitoral nestas eleições, explica que, já no sábado, a delegacia estará aberta com toda a equipe auxiliando o Poder Judiciário na instalação das urnas em cada colégio eleitoral: “Além disso, no domingo, deixaremos também uma equipe à disposição da Juíza Eleitoral e outra à disposição da Promotora Eleitoral. Nossa delegacia funcionará com equipe completa no domingo, até o encerramento total do pleito, para o registro de todas as ocorrências que forem apresentadas”, disse.

Perdeu o Título de Eleitor? Ainda assim você pode votar

Para aqueles que deixarem para procurar o título de eleitor na última hora e não o encontrarem, ou que, porventura, tenham perdido o documento, ainda assim é possível votar. Basta apresentar um outro documento oficial com foto, como RG, Carteira de Habilitação, Certificado de Reservista ou até passaporte. “Crachá de empresa, carteirinha de sócio de clube e identidade escolar, por exemplo, não podem ser utilizados como documento oficial, por mais que contenham todos os dados e a foto do candidato”, reforça Akemi.

Para aqueles que já realizaram o cadastramento biométrico, é possível utilizar o aplicativo e-Título pelo celular. Pelo meio digital, também é possível conferir o local, seção eleitoral e justificar a ausência no pleito. O cartório eleitoral ressalta ainda que, mesmo os eleitores que não cadastraram a biometria, podem votar nas eleições de 2024.

No site do Jornal Ouvidor, na editoria Eleições Municipais, é possível encontrar mais informações importantes para não cometer nenhuma falha na hora de votar. Confira na tabela os locais de votação em Santa Isabel e Igaratá.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments