Uma falha, um apagão virtual as nomenclaturas para aquele que pode ser considerado o maior apagão cibernético da história causou prejuízos incalculáveis para os serviços de tecnologia de todo mundo nesta sexta-feira (19). De acordo com a agência de notícias Reuters, uma atualização de software causou uma pane geral nos sistemas de computadores ao redor do mundo, paralisando voos, suspendendo serviços bancários e de saúde e até tirando canais de emissoras de TV do ar.
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A falha teria ocorrido nos sistemas de segurança da empresa CrowdStrike, e afetou principalmente serviços e clientes que utilizam o sistema Windows, da Microssoft. Até o início da manhã de hoje, a Microssoft informou por meio de sua assessoria de imprensa, que a falha já estava resolvida, podendo existir apenas alguns problemas residuais ao redor do mundo e garantiu que o apagão virtual não está relacionado a nenhum ataque hacker.
Companhias aéreas como American Airlines, United e Delta, as principais dos Estados Unidos, bem como a Eurowings, subsidiária da companhia aérea alemã Lufthansa paralisaram todos os seus voos. Problemas técnicos também foram registrados em outros aeroportos da Europa, Índia e até no Brasil. O aeroporto de Viracopos confirmou falha no sistema de voos da empresa Azul Linhas Aéreas.
Até viagens de trem foram afetadas no Reino Unido em decorrência do apagão cibernético.
Elon Musk, CEO da Tesla e presidente da Rede Social X (ex-Twitter), classificou o apagão cibernético como a maior falha tecnológica da história. Musk utilizou a sua conta pessoal no X para manifestar a sua opinião.
Reclame Aqui recebeu inúmeras reclamações
Até na manhã desta sexta-feira o site Reclame Aqui, principal plataforma de denúncias para violações dos direitos do consumidor, registrava um total de 7.022 reclamações contra os serviços da empresa Microsoft.
Usuários relatavam falhas no sistema OneDrive da empresa, trata-se de um serviço de nuvem da Microsoft que conecta o usuário a todos os seus arquivos pessoais e de trabalho.
“Como eu trabalho com envio de imagens para clientes e quando enviei para meu cliente ele acabou perdendo todo o arquivo. Registrei a reclamação no site do Reclame Aqui e só depois da meia noite foi que meus documentos voltaram ao normal, mas ainda assim com falhas. Isso já aconteceu também há quase um ano e a empresa alegou na época ataque hacker”, destacou uma fotografa profissional de Santa Isabel, que prefere não se identificar.
A plataforma também registrou reclamações de usuários que relataram perda de e-mails pessoais, contas suspensas e até logins bloqueados.
Bancos
Assim como em outros países, o sistema bancário do Brasil também teve agências afetadas pelo ataque cibernético. Em nota, o Banco Bradesco informou que suas plataformas digitais foram afetadas e alguns canais digitais da agência apresentavam instabilidades: “Estamos atuando na regularização, mas nossos terminais de autoatendimento funcionam normalmente”, destacou o Bradesco.
No Brasil, falhas também foram registradas nos aplicativos de bancos como Neon, Next e Pan.
Emissoras de TV
A TF1, Canal+ e a Sky News consideradas as maiores emissoras e canais de notícias do mundo ficaram fora do ar nessa sexta-feira, segundo a Reuters. Na Austrália, a rede estatal ABC está com a programação totalmente paralisada, e a Sky News Australia está parcialmente fora do ar.
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O CEO da CrowdStrike, George Kurtz garantiu que assim que identificado, o incidente de segurança cibernético foi isolado e uma correção foi implantada pelos técnicos da Companhia e que a empresa está trabalhando ativamente com os clientes afetados.