Na região, as cidades já deram início a mais uma importante campanha de vacinação, a gripe Influenza A H1N1. Os postos, já estão aplicando o imunizante no público alvo desta primeira fase da Campanha Nacional, que foi antecipada pelo próprio Ministério da Saúde em decorrência do altíssimo número de casos registrados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em todo o país.
Foi notícia no Ouvidor
- Fevereiro teve o menor número de roubos da série história
- Ipem-SP orienta sobre os cuidados na compra de pescados e ovos de Páscoa
- Correios passa a atender serviços financeiros da Caixa
Seguindo o calendário proposto pelo próprio Ministério, Arujá iniciou sua vacinação ontem mesmo, assim como também Igaratá. Somente Santa Isabel deu o start na campanha nesta terça-feira, 26/03.
A secretaria de Saúde de Santa Isabel tirou o dia de ontem para preparar e capacitar os profissionais que trabalharão na campanha. De acordo com a equipe técnica da Pasta, a forma de registro das vacinas também esteve em pauta, já que as estatísticas relativas à campanha também serão formadas de acordo com esses dados.
Cerca de trinta profissionais que atuam em todas as unidades de saúde que aplicam a vacina participaram do encontro. O conteúdo apresentado na capacitação foi baseado nas diretrizes do Ministério da Saúde para aplicação das doses.
Dentre os assuntos em pauta estiveram: Público-alvo, contraindicação, estrutura da vacina, diretrizes da campanha, registro de vacinação do Governo do Estado de São Paulo.
A secretária de Saúde, Dra. Helena Inácio, explica que a padronização garante que todos os profissionais de saúde estejam seguindo os mesmos protocolos e diretrizes, o que resulta em um atendimento mais seguro e eficiente para a população.
Quem pode se vacinar contra a gripe Influenza
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Trabalhadores da Saúde; Gestantes; Puérperas; Professores dos ensinos básico e superior; Idosos com 60 anos ou mais; Pessoas em situação de rua; Profissionais das forças de segurança e de salvamento e Profissionais das Forças Armadas.
Também poderão se vacinar pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); Trabalhadores portuários e Funcionários do sistema de privação de liberdade.
- Siga o canal oficial do Ouvidor no WhatsApp
A Secretaria Municipal de Saúde lembra que crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina utilizada é trivalente e apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil.