Confira os destaques do Pé do Ouvido da edição 1.455 do Jornal Ouvidor. Fique por dentro dos bastidores da região.
IGARATÁ
PARECE BOM – A obra de instalação da rede de esgoto no Bairro Jardim Rosa Helena tem avançado. Trata-se de uma das contrapartidas que a Sabesp se comprometeu em construir em benefício de Igaratá, para obter a licença para realizar a obra de interligação entre as Represas do Jaguari e Atibainha.
NEM TANTO – Só que o que a primeira vista, parecia ser aquela obra de infraestrutura que beneficiaria indistintamente toda a população local, já está causando controvérsia. Não é caso isolado quem acredite que a obra da rede de esgoto trata-se de um tremendo presente de grego. Algo que traz prejuízo para quem recebeu, ao contrário do que era esperado.
SOLEIRA NEGATIVA – Tudo por causa da “soleira negativa”, que ocorre quando a calçada, em vez de ter a caída para a sarjeta, tem a caída para o lado do imóvel, ou resumindo a casa está abaixo do nível da rua.
BOMBA – Grande parte das casas do Jardim Rosa Helena estão nesta situação e para resolver o problema, terão pelo menos em tese que construir, cada um dos moradores, por sua conta e com seu dinheiro próprio, uma mini-estação elevatória, ou seja, um reservatório, com uma bomba, para jogar o esgoto do terreno particular para a rede de esgoto que passa na rua.
VAI DOER – Em “off” funcionários da Sabesp disseram para os vereadores de oposição que foram questionar o assunto que em todos os lugares onde a rede de esgoto é construída, por causa da questão ambiental, os órgãos de controle passam a exigir que os moradores façam a adequação para descartar corretamente o seu esgoto. É preparar o bolso, que vai doer!
MOCHILAS – A Prefeitura adquiriu mochilas para os alunos da rede municipal de ensino, no início deste ano de 2023. As aulas do ano letivo se encerraram e as mochilas não foram distribuídas para os alunos. Nenhuma justificativa também foi dada para a retenção do material. Ano que vem, 2024, tem eleições municipais, e aí será que as mochilas serão distribuídas? É aguardar!
DANÇA DAS CADEIRAS – E falando em Educação, fala-se que a Secretaria terá mudanças no ano que vem. Uma das cabeças estaria batendo em retirada. E outra, outrora toda poderosa estaria na linha de tiro, com o nome questionado, principalmente por vereadores aliados do Prefeito, que enxergam no setor um dos maiores entraves para a reeleição da turma toda.
TRISTE NATAL – O Natal deste ano, no que depender da estrutura de iluminação natalina em locais públicos será totalmente sem brilho. Nenhuma lâmpada foi instalada. Além de enfeitar o ambiente e trazer toda a mágica da atmosfera de final de ano, a falta de uma estrutura de iluminação natalina acaba se tornando um ponto negativo para um Município, cuja grande ambição é se firmar como um pólo de atração turística. Ficou devendo.
ZORRA TOTAL – Uma visita descompromissada de um ex-vereador no pátio das máquinas da Prefeitura causou um alvoroço. No local parecia que tinha passado um ciclone, era peça e maquina quebrada para todo lado. Dois dias depois, quando retornou, desta vez munido de câmera, o lugar era outro.
MELHOR ASSIM – No lugar da zorra toda, tudo pelo menos aparentemente arrumado. Visitas indesejadas foram e continuam sendo ótimos mecanismos de fiscalização e de resultados. Está aí um exemplo. Nada como uma “incerta” para movimentar o ambiente!
SECA – Com tanto calor durante toda a semana, moradores de parte do Jardim Rosa Helena estão sem água desde a semana passada. Entre o chega e não chega, moradoras da rua Joao Barbos da Silva e José Candido Capelli estão proibidos de irem ao banheiro.
SECA 2 – Além de comprar água para cozinhar estão lavando roupas na casa de amigos e parentes. Telefonar para a Sabesp é pedir para desistir, nem a desinteligência artificial está aguentando de reclamações, desliga antes de receber a mensagem ou nem atende. Parece até que é ordem do governador para facilitar a privatização da empresa.
SANTA ISABEL
DEU XABU – A notícia de que a Justiça proibiu a cobrança de multas de estacionamento não passou de um ensaio mal sucedido. Além de a lei em que a ação inicial se baseou (Lei 2.361 de 25/8/2006) ter sido revogada em 23 de junho de 2009 (Lei 2.547), a Prefeitura informa que quem lavra a multa são os agentes de trânsito e não a empresa.
OFICIALIZOU – Em evento realizado na cidade de Poá, no fim do mês passado, o PL bateu o martelo e oficializou Clebão do Posto como pré-candidato do partido em Santa Isabel. O evento que contou com a presença do deputado federal Márcio Alvino e do presidente da Assembleia legislativa do Estado, deputado André do Prado, também apresentou Elzo de Souza, como pré-candidato do partido a reeleição para a Prefeitura de Igaratá.
CARTADA – A chegada do Papai Noel no acender das luzes de Santa Isabel, de ônibus Tarifa Zero, foi uma excelente cartada de mestre do marketing político. Não teve quem não comentasse que até o bom velhinho se rendeu a importância da gratuidade no transporte municipal.
MESTRE – E por falar em Mestre, é importante ressaltar o trabalho magnifico do Mestre Rameda frente a categoria de artes marciais de Santa Isabel. Considerado uma das maiores referências do Taekwondo na região, Rameda conseguiu nesta semana incluir mais um atleta isabelense para receber uma Bolsa Talento Esportivo no valor de R$430,00 do governo do Estado de São Paulo. É o segundo atleta que, com apoio do Rameda, consegue tal feito na cidade.
DESELEGANTE – A cerimônia de entrega da Central de Monitoramento de Santa Isabel teve um momento um tanto inadequado de uma das autoridades convidadas a prestigiar a entrega do importante equipamento para o município. Convidado a dar a palavra o tal “chefe” ficou incomodado por que seus subordinados discursaram antes dele. Com o microfone em mãos, fez questão de mostrar seu descontentamento por ficar para depois. Como diz Sandra Annemberg. Que deselegante!
MANIFESTO – Presidentes de algumas Câmaras Municipais do Alto Tietê assinaram, nesta semana, um manifesto de repúdio coletivo contra a instalação de pedágios nas rodovias Mogi-Bertioga (SP-98) e Mogi-Dutra (SP-88). O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes e contou com a presença de representantes dos legislativos de Poá, Salesópolis, Guararema e Arujá. Faltou mais gente na cerimônia.
DESCONTENTES – Algumas pessoas ficaram indignadas com a notícia publicada nesta coluna na última edição a respeito das deserções de jovens na Pastoral da Juventude e pediram explicações. Naturalmente o movimento que congrega jovens em torno da fé, ao contrário do título da nota, não vai se dissolver. Mas todos sabem que a mistura de política partidária e religião não é uma fórmula saudável.
COMO ASSIM? – Moradores ficaram indignados nesta semana com o corte total de duas árvores em frente a Câmara Municipal de Santa Isabel. Fato é que o tempo quente dos últimos dias, a última coisa a se fazer é cortar árvores, mas esperava-se que pelo menos a Câmara ou a Prefeitura esclarecessem a necessidade de tal ato.
COMO ASSIM 2? – Já não bastasse o corte em frente a câmara, ontem agentes da prefeitura, arrumando a calçada no entorno do lar dos velhos Laura Frúgolli cimentaram toda a raiz das árvores no entorno da calçada. Procedimento considerado ilegal pelos departamentos ambientais. Vai lá vê!
DEZEMBRO VERMELHO – Na quinta-feira, 07/12, o programa De Frente com o Ouvidor entrevistou a enfermeira do programa IST/AIDS de Santa Isabel, Miriam Cardoso Novaes. No Assunto, falamos sobre a importância da Campanha Dezembro Vermelho que acontece durante todo o mês, em todas as unidades de saúde do município. Teve relação sexual desprotegido e está em dúvida? Procure um posto de saúde, faça um teste para detecção de possíveis doenças sexualmente transmissíveis. Tire o peso da dúvida! A entrevista completa está disponível no canal do Ouvidor no Youtube.