O verão nem chegou oficialmente, mas a onda de calor extremo já traz consequências para a saúde das pessoas, principalmente de crianças e idosos. O diretor clínico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Isabel, Dr. Luís Jimenez alerta para os cuidados necessários a fim de evitar infecções e acidentes provenientes do calor excessivo.
Veja Também
- Região em alerta para chuvas intensas
- EMTU altera ponto final da linha 219 Santa Isabel/Armênia
- PSI destaca importância da prevenção no Novembro Azul
No último final de semana, uma cachoeira no Bairro Ouro Fino ficou completamente lotada de moradores e turistas que tentaram fugir do calor que beirou os 40ºC em Santa Isabel. A procura para se refrescar a qualquer custo, em qualquer lugar, acendeu o alerta para possíveis acidentes de afogamentos.
Dr. Jimenez ressalta para a importância das pessoas se atentarem aos locais escolhidos para nadar: “Evite mergulhar em local onde você desconheça a profundidade, prefira sempre nadar em águas rasas e jamais superestime sua capacidade de nadar, tenha cuidado”, alertou. Neste ano a UPA não registrou nenhum atendimento envolvendo afogamento, mas no ano passado foram dois fatais, ambos envolvendo crianças.
Atenção as doenças
O médico ressalta ainda para o aumento de infecções gastrointestinais que podem aumentar os casos de diarreia e vômito: “Os episódios de diarreia tendem a aumentar no verão, uma vez que o calor aumenta o risco de contaminação dos alimentos”, explicou.
- Siga o canal oficial do Ouvidor no WhatsApp
Neste ano, a UPA isabelense atendeu 215 casos envolvendo pacientes com diarreia e vômito, no mesmo período do ano passado, foram contabilizados 273 casos do tipo: “Para estes casos a hidratação acontece de forma simples, com uma alimentação balanceada e a ingestão de muita água, suco natural, sopa e bolachas de água e sal”, recomendou.