terça-feira, junho 28, 2022
spot_img
InícioEducação e Cultura2022 tem o abril mais religioso

2022 tem o abril mais religioso

Não se trata de uma simples coincidência, na verdade é o resultado provocado pelo calendário lunissolar que rege as maiores religiões monoteístas do mundo: o cristianismo, o islamismo e o judaísmo.

Nesse ano de 2022 o mês de abril reuniu as datas mais importantes das três religiões no mesmo período. Enquanto durante o mês inteiro os muçulmanos comemoram o Ramadã; do dia 15 ao dia 23 os judeus comemoram o Pessach e os cristãos, a semana Santa com a tradicional Páscoa.

Para os muçulmanos o Ramadã comemora a revelação de Allah ao profeta Maomé, momento em que o fundador da religião islâmica recebe o livro sagrado, o Alcorão.

Nesse período os muçulmanos praticam o jejum, se abstendo de se alimentar, beber (inclusive com redução do consumo de água) e até de manter relações sexuais.

Para os judeus, o Pessach celebra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. Esse é um período de sacrifícios que termina no último dia com um jantar que, na tradição cristã se transformou na santa ceia de Jesus Cristo com os apóstolos

Enquanto a comemoração judaica relembra a passagem do anjo da morte durante a décima praga que possibilitou a libertação dos judeus da escravidão, a Páscoa cristã relembra o sacrifício de Cristo e sua ressurreição, isto é, sua passagem da morte para a vida.

Lunissolar – o calendário

Toda essa convergência é decorrente do calendário lunissolar que tem sua origem no movimento do sol e da lua que, na antiguidade também governava o ciclo do plantio e da colheita dos alimentos. São as festas móveis que todos os anos são celebradas em datas diferentes.

A tradição cristã estabeleceu no calendário gregoriano (em uso no ocidente) a lua cheia mais próxima do dia 25 de dezembro como momento zero das festas móveis. A partir desse dia são contadas as fases da lua para definir as comemorações no calendário religioso.

Assim, a sexta-feira da paixão deve cair na 4ª lua cheia após a lua cheia do natal. Nas demais religiões é a lua cheia que segue o equinócio de primavera no hemisfério norte que, nesse ano caiu no dia 20 de março.

Equinócio é o momento em que o dia e a noite têm exatamente a mesma duração.

RELATED ARTICLES
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Most Popular

Recent Comments

Érica Alcântara on Homero vira lenda
Érica Alcântara on Homero vira lenda
Érica Alcântara on Homero vira lenda
Ana Maria Monteiro da Silva on Homero vira lenda
Agenor Vallone on Homero vira lenda
Ana Paula Carrara on Homero vira lenda
José Francisco "Chiquinho" on Mais segurança em Arujá