VOLUNTARIADO

por LUIS CARLOS CORRÊA LEITE

Crônicas Colunas & Opiniões Em 30/08/2019 20:54:24

Transcorreu no último dia 28 o Dia do Voluntariado. Embora não seja divulgado pelos meios de comunicação – pois estes parecem nutrir um carinho especial pelas más notícias – o bom trabalho do voluntariado já tem importante participação nas ações de interesse coletivo, e mais importância ainda porque envolve pessoas que trabalham sem qualquer objetivo que não o de ajudar quem precisa. 

É mentira que a sociedade é omissa ante os problemas sociais. A cada dia aumenta o número de entidades voltadas para as mais diversas carências. Isso sem falar no trabalho desenvolvido pelas entidades religiosas, elas próprias impulsionadas pelo trabalho desinteressado de seus membros. Ou entidades de classe, como a OAB, que, embora tenha empregados para o desenvolvimento de suas atividades, é dirigida e efetivamente impulsionada pela ação de seus dirigentes, estes também prestando trabalho voluntário, com prejuízo, na maioria da vezes, de suas atividades profissionais. 

E é disso que a nação necessita. Lamentavelmente, desenvolveu-se ao longo de um certo período vivido pelo país a ideia de que trabalho voluntário era coisa de chato. De vendedor de rifas ou de pedintes de contribuições. Especialmente entre os mais jovens, a mentalidade a ser desenvolvida era cuidar de sua carreira, de sua formação, sem qualquer comprometimento com as carências sociais. Porém – e já desde algum tempo – a participação comunitária passou a ser um importante fator de valorização profissional das carreiras, sendo muitos os jovens que hoje em dia ajudam na formação de outros jovens, ensinando línguas, complementando formação escolar, enfim, ajudando o próximo.

Embora seja necessário cuidado para que interesses outros – especialmente os de natureza eleitoreira – não contaminem o bom trabalho voluntário, é preciso que todos se envolvam nas tarefas de interesse social, como proteção ao meio ambiente, os próprios Conselhos Municipais, como de Saúde, Segurança, de Idosos. 

A participação voluntária é fundamental para a mudança dos rumos da nação. Isso é cidadania.