Visita do Cônsul do Japão aos Estúdios Mauricio de Sousa inicia ação social para imigrantes brasileiros

Turma da Mônica fará parte de campanha de integração de imigrantes brasileiros no Japão e readaptação na volta dos mesmos ao Brasil

Cultura Cidades Educação Em 03/04/2017 11:25:49

Divulgação

 

O Cônsul Geral do Japão, Takahiro Nakame esteve nessa sexta-feira (31/03) nos Estúdios Mauricio de Sousa juntamente com Hitomi Sekiguchi -  Cônsul-Geral Adjunta e Toshihiko Yamamoto - Assessor Especial responsável pelos brasileiros residentes no Japão, para um encontro com Mauricio de Sousa para conversar sobre uma campanha de cunho social para a integração dos imigrantes brasileiros no Japão e a readaptação aos que voltam ao Brasil. A colônia brasileira no Japão já se utiliza das revistas da Turma da Mônica para manter o contato de seus filhos com a língua portuguesa, e, por essa razão, os personagens farão parte nessa ação com publicações específicas com temas sobre integração Brasil-Japão.

A visita foi acompanhada por Alice Takeda e Ricardo Okimo, respectivamente, Diretora Executiva e Representante da Mauricio de Sousa Produções no Japão.

Mauricio de Sousa já foi homenageado em 2013, quando recebeu a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta, uma honraria concedida diretamente pelo Imperador do Japão para personalidades que notadamente contribuíram para a divulgação da cultura japonesa em seus países.

 

Mauricio de Sousa

Mauricio de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo), escrevendo reportagens policiais. Em 1959 criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram, Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros. Em 1970, lançou a Revista Mônica. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini. Cerca de 150 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir mais de três mil itens, com os personagens de Mauricio de Sousa; suas criações chegam a cerca de 30 países.