Viagem Literária traz Núcleo Caboclinhas à cidade

Cultura Cidades Educação Em 29/10/2013 11:33:32

Reportagem: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arujá

 

O Núcleo Caboclinhas é a próxima atração a visitar a cidade por meio do programa Viagem Literária. O grupo chega a Arujá no dia 1º de novembro, quando fará duas apresentações gratuitas na Biblioteca Municipal, uma às 9h30 e outra às 14h30.

O espetáculo, intitulado “Letras Perambulantes”, retrata a vida e a obra do poeta cearense Patativa do Assaré. A encenação conta o verso e o reverso do escritor, de uma só e simples vida, mas de uma vasta e reveladora obra. A montagem conta com música ao vivo, dança e teatro.

Para conferir a apresentação do Núcleo Caboclinhas, basta ir até a Biblioteca Municipal, localizada na Rua São Paulo, 110, Jardim Planalto. A entrada é franca. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Cultura pelos telefones 4652 1623/ 4652 1348.

         Grupo

Formado em 2005, o Núcleo Caboclinhas é a união de profissionais que tinham o objetivo de pesquisar a Cultura Popular Brasileira em sua musicalidade, cores, autores, danças e tudo o mais que possa fazer parte deste vasto e rico universo.

A proposta permite que o grupo apresente-se em qualquer tipo de espaço, sempre em contato direto com o público. A partir de um processo coletivo, o núcleo criou a narrativa “Lítero-musical”, misturando textos, canções, mitos, personagens e narrativas.

Programa

         O Programa Viagem Literária é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura, as Secretarias Municipais de Cultura e as Bibliotecas Públicas das cidades participantes.

A iniciativa é voltada aos livros e a leitura e, em sua primeira edição, realizada em 2008, levou atores e artistas consagrados aos 40 municípios que participam do programa.

         Neste ano, 70 cidades já aderiram ao Viagem Literária, que também promove a interação de renomados escritores com o público por meio de bate-papo, contação de histórias e oficinas de criação literária.