Vereadores pedem mais segurança no trânsito da Av. Armando Colângelo

Cidades Segurança Pública Em 12/10/2013 12:30:56

Reportagem: Assessoria de Imprensa da Câmara de Arujá

 

Em reunião com o diretor de Trânsito da prefeitura, Edson Nasser, na terça-feira, 8, os vereadores Gil do Gás, Júlio do Kaikan, Rogério da Padaria, Castelo Alemão, Reynaldinho, Gabriel, Mano’s e Paraíba Car relataram inúmeras infrações de trânsito que têm ocorrido constantemente na Av. Armando Colângelo, em boa parte de sua extensão, no Parque Rodrigo Barreto.

De acordo com os parlamentares são frequentes os atropelamentos durante o dia, inclusive em cima da faixa de pedestre na altura do nº 1.380. Os motoristas não respeitam a sinalização e acabam por causar batidas e atropelamentos principalmente no trecho de descida da avenida, sentido o ginásio de esportes.

À noite o problema piora com a disputa de rachas entre carros de passeio e motos.

Outro fator preocupante é a rotatória dentre as avenidas Armando Colângelo e Railda Alves de Oliveira, que é sinalizada apenas por um poste de iluminação. Como o trecho de ligação é bastante largo quase ninguém respeita o sentido da rotatória e acaba por cortar as vias. Sem iluminação e sinalização adequada, vários veículos acabam colidindo, principalmente de madrugada, na hora em que os ônibus seguem para o bolsão de estacionamento na Av. Railda.

Para os vereadores, as medidas de trânsito devem ser drásticas, para impedir uma tragédia no tráfego local: radares fotográficos com limite de velocidade, melhor sinalização, reforço das lombadas, redutores de velocidade e a presença constante de um agente de trânsito principalmente na rotatória entre as avenidas.

O diretor de Trânsito informou que já está prevista a implantação de redutor de velocidade, mas que para instalar o radar fotográfico o Executivo necessita de um índice de atropelamento no trecho, informação que foi muito criticada pelos vereadores. Os parlamentares defenderam que a diretoria de Trânsito deve se antever aos fatos, não aguardar que mais atropelamentos aconteçam para instalar um radar de velocidade. Edson explicou que diante do relato de acidentes feito pelos parlamentares irá solicitar estudo para implantação do radar.

Edson também explicou outros serviços do Trânsito que afeta toda cidade:

Lombadas

Segundo ele foram instaladas 86 lombadas neste ano. Outras 44 estão sendo executadas em vários bairros. Sobre o padrão das lombadas, o diretor informou que há dois tipos e que cada um é aplicado conforme parecer de um agente de trânsito destacado para análise. As lombadas que estão fora de padrão, segundo ele, não serão pagas até que a empresa responsável faça a adequação conforme a Resolução nº39 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Caminhões

O diretor de Trânsito afirmou que a prefeitura já está estudando várias adequações para retirar o tráfego de caminhões da avenida Leocádio Mendonça, no Arujamérica, com a construção de uma via alternativa que ligue o trecho das fábricas de blocos, próximo à estrada do Kondo, com a avenida Behr do Brasil, na saída da rodovia Presidente Dutra.

Congestionamento

O município, segundo Edson, só poderá reorganizar o trânsito em trechos de congestionamento com a implantação do corredor de ônibus da EMTU e a duplicação da rodovia Mogi Dutra, no trecho de Arujá. Com tais obras executadas pelos Governos Estadual e Federal serão feitas mudanças viárias nas entradas dos bairros São Bento, Jardim Fazenda Rincão, Jardim Via Dutra e Condomínios Arujá V e Hills III.